11 lugares para ir em São Paulo (sem gastar muito)

Uma megalópole como São Paulo tem muito a oferecer no quesito lazer. Além de ser um dos maiores pólos gastronômicos do mundo, existe uma variedade incrível de lugares para ir em São Paulo no feriado ou fim de semana. Tem para todos os gostos: de parques a céu aberto a museus, de centros culturais a cachoeiras.

Quer saber um pouco mais sobre os pontos turísticos de São Paulo? Listamos alguns dos lugares mais interessantes da capital paulista para conhecer em uma rápida passagem pela cidade. A maioria das atrações funciona aos finais de semana e feriados.

1. Parque do Ibirapuera

Lugares para ir em São Paulo - Parque Ibirapuera - Foto: Tercio Leal/Flickr
Foto: Tercio Leal/Flickr

O Parque do Ibirapuera é sem dúvidas um dos lugares preferidos dos paulistanos. O “Ibira” é, na verdade, um combo de atrações. Lá se encontra uma enorme área verde no coração de São Paulo, com espaços para fazer piquenique, corrida, ciclismo e skate. O parque também é casa de centros culturais, com destaque para MAM (Museu de Arte Moderna), Museu Afro Brasil, além, é claro, do Planetário.

2. Mercadão Municipal


Localizado no centro da cidade, o Mercadão Municipal é um paraíso para quem gosta de sentir diferentes aromas e gostos. Uma viagem pela gastronomia do Brasil em um único lugar. No Mercadão, como é conhecido pelos paulistanos, você vai poder encontrar temperos exóticos e frutas típicas de todas as regiões do país e do mundo. Não deixe de experimentar o tradicional sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau.

3. Vila Madalena

Lugares para ir em São Paulo - Beco do Batman - Fedejve/Flickr
Foto: Fedejve/Flickr

A Vila Madalena é conhecida como o bairro mais charmoso da capital paulista. O local abriga uma enorme quantidade de galerias de arte, antiquários e ateliês de artistas contemporâneos. Sem falar do famoso Beco do Batman, espaço onde quem brilha são os grafiteiros e seus traços intensos e coloridos. Prepare-se para ocupar a memória do seu celular com muitas fotos da região. O bairro também se destaca pela vida noturna – ele está entre os mais boêmios de São Paulo.

4. Bairro da Liberdade

Lugares para ir em São Paulo - Bairro da Liberdade - Foto: Luis Guilherme Fernandes/Flickr
Foto: Luis Guilherme Fernandes/Flickr

São Paulo abriga a maior colônia japonesa do mundo, fora do Japão. O bairro da Liberdade é, literalmente, um pedaço do Japão dentro da capital paulista. São centenas de lojas de artesanato, lojas de cosméticos, bares, restaurantes e mercados com produtos típicos do Japão. Se você gosta da cultura japonesa, vai se apaixonar pela Liberdade.

5. Teatro Municipal


Se você aprecia belas obras arquitetônicas, este é o lugar. O prédio é imponente e recebe óperas, balés e peças de teatro. Pela magnitude do Teatro Municipal, muito gente acha que os espetáculos são caros e destinados à elite paulistana, mas na verdade há muitas apresentações a preços populares. É possível, ainda, fazer uma visita guiada para conhecer a história, arquitetura e os bastidores do Teatro, que é realmente muito bonito.

6. Museu do Futebol


Se você prefere algo mais descontraído e popular, não deixe de visitar o Museu do Futebol, localizado abaixo das arquibancadas do estádio Pacaembu. Com mais de 6 mil metros quadrados, o museu conta a história do futebol e seus aspectos sociais. Lá são eternizados alguns momentos históricos, protagonizados pelas maiores personalidades do futebol brasileiro. Há ainda uma variedade de atrações em que o público pode interagir com a obra. Vale e muito a visita.

+ Você pode navegar pela cidade com mais facilidade no dia a dia com o GPS integrado do painel eletrônico Active Info Display. Clique para conhecer este recurso!

7. Parque da Cantareira – Núcleo Engordador


Em São Paulo é possível encontrar até mesmo lugares para os amantes da natureza. O Parque da Cantareira é incrível, bem estruturado e com diversas trilhas fáceis, curtas e bem sinalizadas. Localizado no extremo norte da cidade, o Núcleo Engordador é excelente para passeios em família. A trilha principal tem 3,5 km e leva a uma bela cachoeira. Leve sua água e lanche, pois não há lanchonete dentro do parque e nem nas proximidades.

8. Pico do Jaraguá


Todo mundo sabe que São Paulo é enorme. Mas vista de uma altura de 1.135 metros é possível ter uma melhor dimensão do tamanho da cidade. Quem está com o preparo físico em dia pode subir a pé e apreciar um visual incrível, e inclusive encontrar muitas aves e os simpáticos saguis pelo caminho. A trilha é curta, mas íngreme, portanto ir de carro é uma alternativa. Para uma vista panorâmica, uma escada de 360 degraus o aguarda – mas vale a pena, pode confiar. Não deixe de levar lanche e água, pois o parque não conta com lanchonetes, apenas alguns ambulantes.

9. Praça Pôr do Sol

Lugares para ir em São Paulo - Praça do Pôr-do-Sol - Foto: Marlon Dias/Flickr
Foto: Marlon Dias/Flickr

Como já dá para perceber pelo próprio nome, a praça, localizada no bairro de Pinheiros é frequentada por apreciadores do astro-rei, que chegam com suas cangas, violão e ali ficam. Casais e amigos apreciam a vista naquele que talvez seja o melhor lugar para se assistir ao pôr do sol na cidade de São Paulo.

10. Jardins do Ipiranga

Jardins do Museu do Ipiranga - Igor Pereira/Flickr
Foto: Igor Pereira/Flickr

O Museu do Ipiranga foi construído em comemoração ao centenário da Independência do Brasil em 1895. Com sua bela e imponente arquitetura, o museu está temporariamente desativado. Porém, você pode visitar o espaço externo com seus belos jardins, inspirados em jardins franceses como o do Palácio de Versalhes. Com 100 chafarizes e uma ampla área verde, o local é perfeito para casais apaixonados e amantes de história.

11. Avenida Paulista

Lugares para ir em São Paulo - Avenida Paulista - Vi Neves/Flickr
Foto: Vi Neves/Flickr

Não dá para passear por São Paulo sem caminhar pela Avenida Paulista, o coração econômico do país. A avenida mais importante do Brasil é um bom resumo da diversidade do país. Pessoas de todas as classes, etnias e tribos compõem o cenário e mostram ao visitante um pouco de toda a agitação da cidade. A avenida sedia grandes empresas multinacionais e até mesmo um escritório da Presidência da República, além do Museu de Artes de São Paulo (MASP). Há também uma infinidade de lojas, bares, cafés, restaurantes e shopping centers.

+ Confira 14 passeios para fazer um bate e volta saindo de São Paulo

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre os pontos turísticos de São Paulo? Conta para gente, nos comentários, qual foi o lugar que você mais gostou de conhecer.

Texto: Fabiana Lima/Colaboradora