Itapecerica da Serra - Templo Budista - lugares para fazer bate e volta de São Paulo
14 destinos para você fazer um bate e volta saindo de São Paulo

Viajar é sempre muito bom, seja a dois, com os amigos ou em família. Afinal, quem não gosta de dar aquela relaxada e conhecer lugares novos para recarregar as energias? O problema, muitas vezes, é a falta de tempo. Um feriado prolongado de vez em quando até ajuda, mas não é sempre que temos uma folga à disposição. A boa notícia é que sempre é possível fazer um bom bate e volta em destinos próximos da cidade de São Paulo.

Aliás, quem mora na cidade conhece bem a expressão bate e volta. É aquela viagem de carro rápida, com ida e volta no mesmo dia. Normalmente associada a “dar um pulo ao litoral”, é também uma opção para conhecer cidades do interior próximas à capital. Muitas delas podem surpreender você pela diversão, infraestrutura e lazer que oferecem.

E então? Bateu aquela vontade de passear e conhecer um lugar bacana sem gastar muito? Anote aí nossas dicas, escolha um final de semana e ponha o carro na estrada.

1. Itapecerica da Serra

Itapecerica da Serra - Templo Budista - lugares para fazer bate e volta de São Paulo
O templo budista Kinkaku-ji é uma das atrações que estão a poucos quilômetros de São Paulo. (Foto: Wikimedia Commons)

A cidade possui atrações marcantes, como as celebrações de Corpus Christi, quando as ruas ficam enfeitadas por tapetes coloridos feitos de serragem. Há também o templo Kinkaku-ji, o qual se acessa por meio de uma trilha. É um lugar para sentir a tranquilidade e conhecer o belíssimo templo budista.

Distância: 60 km

2. São Roque

A cidade oferece um roteiro de vinhos, já que possui uma famosa produção da bebida. Há degustações em diversas adegas e até um museu dedicado ao vinho. Para quem pretende ir com crianças, a cidade também oferece parques temáticos para toda a família. Mas vale o lembrete: se for beber, ceda a direção para o motorista da vez.

Distância: 60 km

3. São Francisco Xavier

São Francisco Xavier - Serra da Mantiqueira - lugares para fazer bate e volta de São Paulo
Em São Francisco Xavier você tem uma vista privilegiada da Serra da Mantiqueira. (Foto: Wikimedia Commons)

Destino perfeito para quem quer fazer aquele turismo de montanha, com direito a friozinho, mas sem pagar os preços elevados de Campos do Jordão. A cidade é cercada pela Serra da Mantiqueira e tem muitas atividades ligada ao ecoturismo. Também não dispensa o charme de inverno e tem um centro cheio de estilo, com diversas lojas.

Distância: 150 km

4. Embu das Artes

Embu das Artes - lugares para fazer bate e volta de São Paulo
Se você ainda não conhece Embu das Artes, está perdendo uma das melhores feiras de economia criativa da região! (Foto: Felipe Nunes/Flickr)

Um bom passeio pertinho de São Paulo é Embu das Artes. Quem curte um lugar agradável e propício para fazer aquele garimpo de artesanato ou artigos de decoração descolados não pode deixar de conhecer a cidade. Dá para passar horas andando pelas ruas tomadas pelos mais diversos artistas e artesãos.

Distância: 30 km

5. Santos

Santos - lugares para fazer bate e volta de São Paulo
Santos é o litoral do lado de São Paulo! A poucos quilômetros da capital, é possível descer a serra para passar um belo dia na beira da praia. (Foto: Imagens Portal SESCSP/Flickr)

Simpática e histórica, a cidade possui museus e centros culturais, como o famoso Museu do Café e o Museu Pelé. Também dá para pegar uma praia. Ou seja, Santos é um lugar ideal para apreciar história, cultura e o bom sossego da areia à beira-mar.

Distância: 88 km

6. Guararema

Construções antigas preservadas como patrimônio histórico, clima de interior com culinária típica e muitas atrações gratuitas. Esses são alguns motivos pelos quais vale a pena fazer um bate e volta na cidade. No clima de interior e história, aproveite para fazer um passeio de trem Maria-fumaça.

Distância: 83 km

7. Holambra

v

A famosa cidade das flores, que ganhou essa fama por ser a sede do mais importante evento de produtores: a Expoflora. Chama a atenção sua arquitetura, que reflete os estilos da colonização holandesa. São casas, moinhos e uma típica culinária que remete aos antigos colonizadores do local.

Distância: 135 km

8. Paranapiacaba

Paranapiacaba - Vila Ferroviária - lugares para fazer bate e volta de São Paulo
A Vila Ferroviária de Paranapiacaba combina o ambiente bucólico com arquitetura de referência inglesa. Rende bons cliques! (Foto: Wikimedia Commons)

Dentro do município de Santo André está essa charmosa vila inglesa. Seu estilo arquitetônico é reflexo da influência dos ingleses que foram para lá no final do século XIX para trabalharem na construção da estrada de ferro Santos- Jundiaí. Possui um concorrido festival de inverno e caminhar por suas ruas de paralelepípedo é ser transportado para uma outra época.

Distância: 44 km

9. Boituva

Atibaia - Alambique Fazenda Paraíso - lugares para fazer bate e volta de São Paulo

Um passeio pelos ares, que pode ser romântico ou na companhia dos amigos. Cidade famosa pelos passeios de balão, Boituva oferece também opções mais radicas como paraquedismo. Um lugar onde olhar para o céu ou estar lá no alto faz parte da viagem e da experiência.

Distância: 122 km

10. Águas de São Pedro

Conhecida pelas suas fontes com águas a que se atribui propriedades terapêuticas, a cidade é ideal para quem gosta de sossego e ar puro. Também pode ser em família, já que tem infraestrutura para a diversão de todos, como o Parque das Águas, cheio de opções de lazer para adultos e crianças.

Distância: 180 km

11. Socorro

Aventura ou calmaria fica ao gosto do freguês. A cidade tem opções tanto para quem quer um pouco de adrenalina – com esportes como rapel, tirolesa, rafting e arvorismo – como para quem busca tranquilidade, como o Balneário Pompeia. No Parque dos Sonhos há também alternativas de lazer e diversão para toda a família.

Distância: 132 km

12. Extrema

O sul de Minas também tem opções para um bate e volta. Extrema é uma delas, com sua atmosfera de interior e clima montanhês. Oferece trilhas para caminhadas e contato com a natureza e também tem sua cota de esportes radicais. Em algumas caminhadas por trilhas, o ideal é fazer sempre com a orientação de um guia.

Distância: 111 km

13. São Vicente

São Vicente - Teleférico - lugares para fazer bate e volta de São Paulo
Que tal tirar uma tarde para fazer um passeio de teleférico em São Vicente? (Foto: Wikimedia Commons)

Mais um pouco de praia entre os destinos para um bate e volta. A cidade tem ainda um teleférico ligando a Praia de Itararé ao Morro do Votoruá. É um passeio que oferece uma vista deslumbrante. A parte histórica está garantida com uma visita ao local onde o Padre Anchieta catequizava os índios.

Distância: 68 km

14. Atibaia

Atibaia - Alambique Fazenda Paraíso - lugares para fazer bate e volta de São Paulo
O alambique da Fazenda Paraíso é uma das atrações para os amantes de uma boa cachaça em Atibaia/SP. (Foto: Divulgação)

Cidade ideal para uma ida com a família, oferece trilhas e locais para o descanso longe da correria da cidade grande. Um dos destaques é conhecer seus alambiques com produção artesanal de cachaça e fazer uma degustação dessa bebida que é marca registrada do nosso país.

Distância: 55 km

Essas são as dicas para um belo bate e volta a partir de são Paulo. Agora é aproveitar aquele final de semana de sol ou até mesmo um bom friozinho, colocar aquela música de estrada para tocar no carro e encarar o passeio.

E você? Já conhece algum desses destinos? Tem algum outro que queira indicar? Então, compartilhe com a gente nos comentários abaixo.

Texto: Rogério de Moraes/Colaborador