Aquaplanagem como evitar
Aquaplanagem: como evitar (e o que fazer caso ela ocorra)

Dirigir em condições climáticas adversas é algo que sempre exige muito cuidado e atenção. Fatores como falta de visibilidade, pista escorregadia e ventos fortes são exemplos de situações que aumentam as chances de acidentes. Em dias de chuva, um dos maiores riscos para os motoristas é a aquaplanagem.

Esta é uma situação típica de pista molhada e costuma provocar muitos acidentes. Principalmente porque as reações instintivas que temos diante desse fenômeno podem nos levar a perder o controle do carro.

Para evitar que isso ocorra e para saber como agir em caso de aquaplanagem, leia este artigo que preparamos para você.

O que é e como ocorre a aquaplanagem?

O efeito de aquaplanagem acontece quando uma camada de água na pista faz com que um ou mais pneus do veículo percam o contato com o solo. Isso impede que se tenha pleno controle do carro.

Esse efeito pode acontecer em condições de chuva, seja ela intensa ou não, ou mesmo após ela já ter passado, deixando água empoçada na pista. Um risco que existe tanto em estradas quanto em perímetros urbanos.

O que provoca uma aquaplanagem?

A pista molhada, naturalmente, é o fator principal, mas outras condições podem aumentar as chances desse fenômeno acontecer. Veja quais são:

Velocidade do veículo – acima de 80 km/h há menos tempo para que os pneus façam o escoamento da água em suas ranhuras;

Qualidade do asfalto – irregularidades e falhas no escoamento da água contribuem para a formação de poças;

Condições dos pneus – é talvez o fator mais determinante. Pneus muito gastos ou com a calibragem errada facilitam a aquaplanagem. (Saiba como saber se está na hora de comprar pneus novos)

Aquaplanagem como evitar
Foto: Shutterstock

Como evitar a aquaplanagem

Como visto acima, nem todos os elementos que levam a uma aquaplanagem estão sob nosso controle. No entanto, há algumas dicas que ajudam a se prevenir e evitar que isso ocorra. Conheça cada uma delas:

  • Verifique sempre o estado de conservação dos seus pneus. Veja se os sulcos da banda de rodagem (a área do pneu que fica em contato com o solo) estão dentro das especificações de profundidade, que deve ser maior que 1,6 mm. Pneus abaixo dessa marca representam risco não apenas na chuva mas em qualquer situação de rodagem.
  • Faça a calibragem regular de todos os pneus, seguindo sempre as recomendações do fabricante do carro. Lembre-se também de mudar a calibragem quando for viajar com o carro cheio.
  • Certifique-se de que os quatro pneus são do mesmo tamanho e mesmo desenho. Nunca rode com o estepe por muito tempo, pois eles são feitos para emergências e podem ter largura diferente dos demais.
  • Faça o rodízio regular dos pneus de acordo com as instruções do fabricante. Isso faz com que se desgastem de maneira mais uniforme, aumentando a vida útil e a segurança.
  • Em condições de chuva, reduza sempre a velocidade. O ideal é ficar abaixo de 80 km/h.
  • Ao avistar uma poça de água adiante, freie suavemente antes de atingi-la e nunca freie quando já estiver sobre a poça d’água.
  • Fique atento ao carro da frente. Além de manter uma distância segura, observe se o rastro deixado pelos pneus dele na água são encobertos muito rapidamente. Quando isso acontece, o risco é maior.

Saiba o que fazer em caso de aquaplanagem

Ao perceber que o carro está aquaplanando, é preciso, antes de tudo, manter a calma e não reagir por instinto. Tente seguir as seguintes orientações:

  • Não freie bruscamente. Travar as rodas só aumenta a chance de perder o controle do carro. Se o veículo for equipado com freios ABS, que não deixam as rodas travarem, pressione o pedal suavemente.
  • Tire o pé do acelerador para reduzir a velocidade. Não tente mantê-la constante, pois, dependendo do tipo de aquaplanagem, isso pode piorar a situação.
  • Mantenha o volante em linha reta. Como na aquaplanagem os pneus estão deslizando sobre a água, virar as rodas não vai mudar o curso do carro, que seguirá na mesma direção. Entretanto, quando as rodas voltarem a tocar a pista podem fazer o motorista perder o controle caso estejam viradas em outra direção.

Fique atento a essas dicas, trafegue dentro dos limites e mantenha a calma. Essa é a melhor forma de evitar uma aquaplanagem ou sair de uma com segurança e tranquilidade.

E mais: se você está preocupado com a segurança durante viagens, saiba que o novo Polo e o sedã Virtus, ambos construídos na inovadora plataforma MQB, alcançaram a nota máxima LATIN NCAP em segurança para adultos e crianças.

Se você achou esse conteúdo útil, não deixe de compartilhar nas redes sociais. Assim, mais pessoas ficam conhecendo essas dicas de segurança.

Texto: Rogério de Moraes/Colaborador