Câmbio automático ou manual? Vantagens e desvantagens
Carro automático ou manual? Diferentes câmbios e suas vantagens

Você está pesquisando preços, modelos e marcas de carros para comprar quando, então, surge a dúvida: carro automático ou manual? Esta tem sido uma questão cada vez mais comum, especialmente à medida que modelos com câmbio automático vêm se popularizado.

Embora carros com mudanças de marchas automáticas estejam no mercado brasileiro há muitos anos, somente nas últimas décadas eles têm ganhado espaço no gosto de alguns motoristas. Especialmente porque estão com preços cada vez mais acessíveis.

Porém, ainda é muito comum que existam dúvidas sobre suas características, qualidades, vantagens e desvantagens. Então, se você está procurando mais informações a respeito, continue lendo e conheça melhor cada um deles.

Carro manual

Câmbio automático ou manual? Exemplo de câmbio manual da Saveiro Cross
A maior parte dos carros comercializados no Brasil possui câmbio manual, como a Saveiro Cross da foto.

Veículos equipados com câmbio manual são aqueles em que o motorista realiza a troca de marchas manualmente. Para isso, ele precisa pisar no pedal de embreagem ao mesmo tempo em que aciona a alavanca do câmbio, encaixando-a na marcha que deseja.

A principal característica deste tipo de câmbio é proporcionar ao motorista maior controle nas mudanças. Consequentemente, isso traz uma sensação de controle do carro, especialmente em momentos delicados como ultrapassagens. É o que muitos chamam de direção esportiva.

Carro automático

Neste modelo, as mudanças de marchas são realizadas automaticamente por meio de um sistema eletrônico que identifica o momento certo para fazer isso. Tudo que o motorista precisa fazer é acelerar ou frear e o carro faz as mudanças necessárias.

Não há pedal de embreagem nem a necessidade de acionar a alavanca a cada troca de macha. Esse acionamento ocorre apenas em momentos específicos, como para iniciar a condução ou para dar marcha a ré.

A principal característica deste tipo de carro é proporcionar maior conforto ao motorista, que só precisa se preocupar em frear e acelerar.

Câmbio Tiptronic

Este é um tipo de tecnologia que equipa alguns modelos da Volkswagen. É um câmbio automático mais versátil, pois permite dois tipos de acionamento.

De um lado, funciona como todos os outros, fazendo as mudanças automaticamente. Porém, caso o motorista prefira, ele mesmo fazer as mudanças e assumir o controle sobre isso. Basta mudar a posição da alavanca para o lado. Assim, ele poderá controlar a subida ou descida das marchas com apenas um toque na alavanca, para cima ou para baixo, mesmo sem embreagem.

Esta tecnologia une o conforto do automático com o controle do manual. Em qualquer um dos dois, exige menos esforço do motorista ao dispensar o pedal de embreagem. Esses benefícios são semelhantes aos do câmbio borboleta, sobre o qual você pode ler mais aqui.

Câmbio automático ou manual? Exemplo de câmbio automático Tiptronic de 8 velocidades da Touareg
O Touareg oferece câmbio automático Tiptronic de 8 velocidades. Controle e potência nas suas mãos.

Modelos Volkswagen com opção de transmissão automática Tiptronic:

Vantagens e desvantagens de cada tipo de câmbio

Efetivamente, não existe um tipo que seja melhor do que o outro. O que vai determinar qual a melhor opção é o perfil de cada motorista. Portanto, veja a seguir as vantagens e desvantagens de cada um e descubra qual é o que melhor se encaixa nas suas preferências.

Vantagens do câmbio manual

  • Permite maior controle nas mudanças de macha;
  • Tende a consumir menos combustível, mas apenas se o motorista fizer as mudanças de marchas no tempo certo;
  • Custo de manutenção é menor;
  • É mais disseminado na cultura dos motoristas brasileiros;
  • Carros com esse tipo de câmbio costumam ser mais baratos.

Desvantagens do câmbio manual

  • Exige mais trabalho do motorista para cada troca;
  • Tende a apresentar problemas com mais frequência por conta do uso manual;
  • O uso incorreto pode gerar queima da embreagem com desgaste mais rápido do conjunto;
  • O uso incorreto também pode elevar o consumo de combustível a níveis superiores ao do automático, o que exige mais atenção e trabalho do motorista.

Vantagens do câmbio automático

  • É mais confortável para dirigir, especialmente no trânsito pesado das cidades;
  • Por ser automatizado, costuma ter muito menos manutenção;
  • No caso dos modelos Tiptronic, oferece versatilidade ao motorista;
  • Permite ao motorista ter mais atenção na direção por não precisar se preocupar com as marchas;
  • É mais fácil de dirigir por não exigir o acionamento da embreagem coordenado com a troca de marcha.

Desvantagens do câmbio automático

  • Modelos equipados com câmbio automático costumam ser mais caros;
  • Embora ofereça menos necessidade de manutenção, esta costuma ser mais cara;
  • Apesar de isso ser cada vez menos acentuado, o consumo de combustível ainda tende a ser maior.

Seja um carro manual ou um carro automático, o que deve ser decisivo na sua escolha é o seu perfil como motorista. Ambos apresentam vantagens e desvantagens e o ideal é fazer testes com os dois tipos e descobrir com qual se adapta melhor.

Texto: Rogério de Moraes/Colaborador