Carro novo: conheça os tipos e suas vantagens

Todos sabemos que o carro é, objetivamente, um meio de transporte. Mas você certamente sabe que ele também pode ser muito mais do que isso. A escolha de um carro novo deve ser algo tão pessoal quanto a escolha de uma roupa. Entre os diferentes tipos de carro disponíveis hoje, há muitas vantagens e desvantagens, e claro que isso pesa na decisão.

No entanto, há sempre aquele modelo que é a sua cara e que representa exatamente seu momento na vida. Afinal, a escolha de um carro carro é também uma forma de dizer quem somos, onde chegamos e aonde podemos chegar. Personalidade, modo de vida, conquistas, projetos, realizações e sonhos são elementos que podem ser refletidos em nossas escolhas e atitudes. E o tipo de carro que escolhemos também reflete isso.

Por isso, explicamos a seguir os diferentes tipos de carros disponíveis no mercado. A ideia é ajudar você e descobrir qual tem o potencial ideal de ser aquilo que você procura ou sonha.

Tipos de carros e suas vantagens

Atualmente, o mercado oferece dezenas de opções de modelos em diversas categorias. Conheça as principais delas, suas vantagens e desvantagens, e decida qual se encaixa melhor no seu perfil atual e, claro, nos seus planos futuros.

Novo Gol
O Gol é um exemplo de hatch que caiu no gosto popular.

Hatch

Conhecido como modelo de entrada, é ótimo para o dia a dia urbano. Mais compacto, possui design esportivo, com linhas aerodinâmicas arrojadas. Por sua versatilidade, é uma boa opção para solteiros ou casados com família ainda pequena, que não precisa de muito espaço.

Vantagens: preço mais acessível, perfil compacto facilita manobras e estacionamento, econômico no consumo de combustível.

Desvantagens: baixa potência no motor, espaço interno limitado, porta-malas menor.

Exemplos: Gol, Fox, Novo Up!, Golf, Novo Polo.

Novo Voyage
O Voyage é um excelente sedan para quem procura espaço e conforto.

Sedan

São marcados por oferecerem conforto e segurança. Com quatro portas, têm grande espaço interno e amplo porta-malas. São excelentes para rodar em estradas graças à potência do motor e à grande estabilidade. Indicados para famílias maiores.

Vantagens: motor potente, amplo porta-malas, velocidade e estabilidade na estrada, segurança e conforto.

Desvantagens: preços mais elevados, tamanho pode dificultar estacionamento, maior consumo de combustível e do preço das peças de reposição.

Exemplos: Voyage, Jetta, Passat.

SpaceFox
SpaceFox é um tipo de carro indicado para famílias grandes

Station Wagon

Também conhecida como perua, o tamanho e o espaço interno extragrande são o que melhor define essa categoria. Indicada para famílias grandes, esse tipo de carro se destaca pela capacidade de bagagem sem abrir mão do conforto. É um carro mais familiar, excelente para o transporte diário de crianças.

Vantagens: espaço grande, preço competitivo se comparado com o que oferece, motor com boa potência.

Desvantagens: baixo valor na revenda e design conservador.

Exemplos: SpaceFox e Golf Variant.

Tipos de rodas para carros de passeio - Rodas de liga leve aro 19" Tiguan Allspace R-Line
O novo Tiguan Allspace R-Line vem de série com rodas de liga leve aro 19″, conferindo mais esportividade ao SUV.

SUV

Sua sigla significa Sport Utility Vehycle (em bom português: Veículo Utilitário Esportivo) e apesar de serem acessíveis para pessoas com renda mais alta, a SUVs têm se tornado bastante populares. São carros mais robustos, altos e luxuosos, que dão conforto, segurança e potência. Muitos possuem tração 4×4, se adaptando bem na cidade e no campo.

Vantagens: alta tecnologia embarcada, versatilidade para diversos tipos de terreno, potência para estradas de asfalto e tração para off road.

Desvantagens: preço mais salgado, consumo elevado de combustível, alto custo de manutenção.

Exemplos: Tiguan, Touareg.

Saveiro
Saveiro além da força e da robustez, é um carro que apresenta conforto e versatilidade.

Pick-up

Feitas para o trabalho pesado, principalmente no campo, cada vez mais as pick-ups têm sido adotadas também na cidade. Isso porque alguns modelos oferecem, além da força e da robustez, luxo e conforto. Muitas têm motores a diesel e o que mais se destaca é sua capacidade de carga aliada à força bruta para terrenos difíceis. É a categoria preferida de quem adota um estilo sertanejo.

Vantagens: força e condições para qualquer tipo de terreno, capacidade de carga, alto desempenho em estradas.

Desvantagens: preço elevado, manutenção costuma ser cara, manobrar e encontrar vagas de estacionamento pode ser uma dificuldade.

Exemplos: Saveiro e Amarok.

Essas são as principais categorias e os principais tipos de carro disponíveis no mercado. Aliás, esse é um mercado tão amplo e diversificado que mesmo essas categorias possuem subdivisões. Com tanta variedade, com certeza você vai encontrar um modelo que seja a sua cara e que se encaixe no seu estilo de vida de forma tão perfeita como uma roupa sob medida.

Quer saber mais sobre as diversas opções de carros da Volkswagen? Não deixe de acessar o site e ver todos os detalhes de cada um deles.