carro_para_familia
Dicas para comprar um carro para família

Quando se trata da família, sempre queremos oferecer o melhor. Segurança, conforto, diversão, bem-estar e comodidade estão entre as coisas que sempre desejamos poder proporcionar a todos. Seja no mais cotidiano dos gestos, seja nos planos mais elaborados, temos sempre essas coisas em foco. E isso também se aplica na hora de comprar um carro para família.

Escolher um modelo que atenda a uma série de exigências em relação aos quesitos citados pode parecer um desafio. Afinal, são tantas opções no mercado que sempre ficamos inseguros sobre o que considerar na escolha.

Para ajudar você a avaliar os modelos e descobrir qual atende melhor às necessidades de sua família, elaboramos as dicas a seguir.

Critérios para comprar carro para família

Quando estamos falando de família, precisamos levar em conta não apenas a quantidade de pessoas, mas também a idade de cada uma delas. Esse critério pode fazer diferença no dia a dia ou em viagens. Basta imaginar as diferenças de necessidades entre quem tem filhos ainda em fase de colo e filhos adolescentes.

Uma vez que se tenha em foco essas diferenças, vamos aos pontos chaves a serem avaliados na hora de escolher.

+ Lei da cadeirinha: tudo o que você precisa saber

+ Modelos ideais de carros para diversos tipos de motorista

+ Entenda como são feitos testes de certificação de segurança de carros

carro_para_familia

Segurança antes de tudo

Não há nada mais importante para nós do que a segurança de nossa família. Por isso, esse deve ser o primeiro critério a ser observado. Um exemplo para quem tem filhos pequenos é avaliar modelos com dispositivo Isofix, como o que está presente de diversos modelos Volkswagen. Trata-se do dispositivo oficial para a correta fixação de cadeirinhas e bebê conforto diretamente na estrutura do carro.

Também é possível consultar o siteda Latin NCAP, que realiza os testes de segurança do modelos vendidos no Brasil. Lá é possível conhecer as notas de cada modelo em diferentes níveis de segurança, tanto para adultos quanto para crianças.

Por fim, um aspecto muito relevante é considerar quais modelos contam com tecnologias de segurança ativa. Ou seja, um conjunto de sistemas que podem evitar acidentes e aumentam a segurança de todos. Isso inclui tecnologias para os freios, para o controle de velocidade e outros sensores que ajudam a reduzir o risco de acidente.

+ Aprenda a dirigir com segurança na estrada

+ Segurança ativa nos carros da Volkswagen

+ Saiba como funciona a frenagem automática pós-colisão

Espaço e conforto

No transporte de crianças, um aspecto absolutamente importante é o espaço. Esse é um elemento fundamental para o conforto de todos. E quando todos estão confortáveis há menos chance de qualquer estresse, mesmo em situações de trânsito pesado.

Espaço amplo, como o encontrado em modelos como o SpaceFox ou Tiguan Allspace, é importante em diversas situações. Afinal, quem nunca precisou dar caronas para diversos amigos dos filhos, seja para festas, na escola e outras ocasiões?

E espaço é sempre sinônimo de conforto. Ou seja, não é apenas uma questão de praticidade ou necessidade, mas também uma forma de experiência agradável. Em viagens e na utilização cotidiana, pode fazer uma grande diferença para todos.

+ Carro automático ou manual? Diferentes câmbios e suas vantagens

+ Saiba como são feitos testes de consumo de combustível e emissão de poluentes

+ Comprar o primeiro carro exige cuidados

carro_para_familia

Porta-malas

Quando se fala em porta-malas, a primeira ideia que passa pela cabeça é viajar. Mas quando falamos em um carro para a família, sua utilização vai muito além das viagens.

Um porta-malas espaçoso é importante mesmo para o dia a dia. Itens como carrinho de bebê, bicicleta ou patinete das crianças entre outras coisas podem exigir cotidianamente o uso desse espaço. É uma praticidade que pode evitar muitas dores de cabeça e tornar a rotina mais fácil.

Por isso, é importante avaliar esse aspecto na hora de escolher um carro para a família. Alguns modelos de sedãs oferecem ótimo espaço, como, por exemplo, o Virtus e o Passat.

+ 8 dicas para fazer viagens longas com crianças

+5 lugares incríveis para passear com crianças

+ O que conferir no carro antes de pegar a estrada

carro_para_familia

Entretenimento

Hoje é quase indispensável para quem tem crianças. Modelos como o Jetta, que conta com uma central de entretenimento, podem representar um grande alívio na impaciência dos pequenos. Na verdade, podem também entreter os pais. Afinal, ninguém é de ferro.

Na hora de comprar um carro para a família, é sempre importante pesquisar e conhecer os diferenciais de cada modelo. Fazer a escolha certa é fundamental para a alegria, a segurança e a tranquilidade de todos. Por isso, aposte naquele que oferecer o melhor conjunto. E, claro, a melhor segurança para todos.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Texto: Rogério de Moraes/Colaborador