carro para pessoas altas
Carros para pessoas altas: como escolher certo?

De todos os objetos feitos para alturas padronizadas, talvez os carros sejam os mais problemáticos para pessoas altas.
A abordagem tem um impacto na ergonomia, levando a problemas para a saúde de quem é mais alto ou está fora do “padrão” estabelecido pela montadora para a criação do modelo.

Existem algumas modificações que podem ser feitas para melhorar o ajuste de um carro, mas o primeiro passo é escolher um carro com o maior espaço possível.

Como escolher um carro para pessoas altas?

Com tantos carros no mercado, encontrar um com o melhor ajuste para sua altura pode ser difícil. A medida mais citada quando se fala de adequação de um carro para uma pessoa alta é o espaço livre.

conforto para pessoas altas

Esse espaço é a distância vertical do ponto mais baixo do assento a um ponto diretamente acima dele no teto do veículo. Porém, há problemas na hora de usar essa medição para encontrar o espaço ideal no carro:

  • Primeiro, os carros que permitem que o assento seja ajustado para baixo até o chão da cabine tem um espaço livre enganosamente maior; esta posição deixa o motorista alto com espaço insuficiente para as pernas.
  • Em segundo lugar, dificulta para o motorista visualizar a parte superior da cabine, já que a linha de teto corta a visibilidade.

Carros para pessoas altas: como escolher o certo?

A altura da Linha de Visão é o que as pessoas altas devem medir em um carro para encontrar o modelo ideal.

Essa altura é a medida vertical entre o espaço para pés no assoalho do veículo e onde o pára-brisa encontra o teto. A altura da linha de visão é medida dentro do carro com o tapete removido, que muitas vezes pode ser muito espesso.
A maioria dos carros pode ser medido com apenas uma fita métrica.

Tome cuidado com veículos “maiores”, pois mesmo eles parecendo ter mais espaço, pode ser que a distância entre os pés e o teto não seja tão grande assim.

Espaço para as pernas nos carros

Quem é mais alto pode ter dificuldade em encontrar espaço para as pernas, o que é um problema maior do que o espaço de visão vertical. Essas pessoas podem preferir usar espaço para as pernas como a medida principal ao procurar um carro.

No entanto, escolher um carro com uma linha de visão grande ainda é importante, pois significa que o assento pode estar em uma posição mais alta, o que coincide com mais espaço para as pernas.

Além disso, é possível modificar carros para obter mais espaço para as pernas de pessoas altas, mas não é possível modificar a altura da cabine.

Fonte: Carro de Garagem
Organização do Texto: Vesti Marketing Digital