Carros para viagem: detalhes que fazem a diferença

A escolha de um novo carro gera sempre um dilema. Afinal, são muitas as opções disponíveis atualmente. Nessa hora, o que mais deve pesar é entender qual é o seu perfil e buscar um modelo que se encaixe nele. E se o seu perfil for o de uma pessoa que gosta muito de viajar e não resiste a colocar o pé (ou os pneus) na estrada, então está no lugar certo. Porque aqui vamos dar algumas dicas de como escolher carros para viagem.

É claro que quando falamos em carros para viagem há muitas questões a considerar. Pode ser viagem curta de fim de semana ou uma longa, cruzando opaís nas férias. Pode ser uma aventura solitária ou a dois, talvez com amigos ou em família. Sem falar nas diferenças entre asfalto e off road. Tudo isso deve ser levado em conta ao escolher um veículo, já que essa escolha influencia até no quanto você vai economizar com combustível.

Mas com as dicas que preparamos, você vai ter uma boa base para ajudar na escolha do melhor modelo. Veja a seguir.

Escolhendo carros para viagem

Sabemos que poucos compram um carro novo apenas para fazer viagens com ele. Mas se isso for uma coisa frequente e importante para você, veja o que considerar na hora de decidir.

Segurança

É, sem dúvida, o aspecto mais importante a ser levado em conta. E quando falamos em rodar por estradas, há elementos essenciais. Assim, itens como airbags, freios ABS, controles de tração e de estabilidade são pontos a serem considerados. O ESC é um dos recursos que mais fazem a diferença para quem pega muita estrada, já que reduz a chance de capotamentos (saiba mais).

Uma boa dica é consultar o site da Latin NCAP, que realiza testes de segurança e atribui notas em forma de até cinco estrelas. Modelos como o Jetta, o Golf e o Up! se destacam nessa classificação. O novo Polo e o Virtus, feitos sobre a plataforma MQB, ganharam cinco estrelas pelo Latin NCAP – ou seja, têm nota máxima em segurança.

Um destaque é tecnologia presente em alguns modelos Volkswagen chamada de detector de fadiga, que sempre ajuda a reduzir riscos. Ele faz parte do set de itens de segurança ativa que um carro pode oferecer – ou seja, recursos que ajudam a evitar acidentes e não apenas minimizar o seu impacto.

Potência e estabilidade

A potência do motor também é importante e conta até mesmo para a segurança. É preciso levar em consideração que a necessidade frequente de ultrapassagens, especialmente em trechos de subida. Nesses casos, um motor que possa dar conta do recado ajuda no quesito segurança e tranquilidade.

Neste quesito, a Volkswagen hoje oferece ampla linha de modelos com motor TSI – que, com tecnologia de ponta, aliam economia a performance e se destacam entre os concorrentes do mercado. Saiba mais sobre o motor TSI!

Conforto

Viagens costumam exigir que se passe horas dentro do carro. Nesse microcosmos, o conforto de todos é essencial para que não haja estresse e para que o cansaço, especialmente de quem dirige, não seja exaustivo.

Nesse sentido, a primeira coisa a considerar é o espaço interno. Se você costuma viajar com amigos ou em família, espaço vai fazer toda a diferença no conforto de todos. Modelos sedãs ou SUVs, como o Novo Tiguan Allspace, sempre chamam a atenção nesse quesito, inclusive pensando no motorista.

O acesso facilitado a comandos e funções, assim como a tecnologia, precisam ser avaliados. Assim como o design do banco, detalhe a ser destacado em alguns modelos Volkswagen. A Amarok, por exemplo, se destaca como a picape mais confortável da categoria por possuir bancos com ergonomia premiada.

Outro item que pode fazer a diferença é a função piloto automático, que pode ser programado para manter a velocidade estável. Além de evitar multas por algum descuido no acelerador, permite uma direção mais relaxada.

Capacidade do porta-malas

Carro para viagem e para quem viaja muito - Tiguan AllSpace
O Novo Tiguan Allspace é perfeito para quem costuma por o pé na estrada. Possui capacidade de até 7 lugares e bancos retráteis para maior conforto ao transportar acessórios.

Principalmente para quem viaja com amigos ou em família, a capacidade do bagageiro é algo importante para se levar em conta.

Esse, no entanto, é o ponto onde se deve buscar o melhor equilíbrio. Isso porque veículo com mais lugares para passageiros tendem a ter menos espaço para malas.

Modelos como o o Virtus, Voyage e o Jetta são reconhecidos pela boa capacidade de bagagem e desempenho. Mas mesmo alguns hatches podem surpreender nesse quesito.

Consumo de combustível

Esse é um aspecto fundamental para a economia. É preciso avaliar o consumo médio do modelo em situação de estrada, mas lembre-se que essa média é calculada em percurso plano. Então, leve em consideração variações de terreno.

+ Veja dicas práticas para economizar combustível

Há no mercado modelos sedãs que, apesar de terem motores potentes, são programados para ter um desempenho mais econômico quando estão em estradas, rodando com velocidade constante. Já as SUVs têm motores a diesel, com custo e características de menor consumo menor.

Por fim, não se esqueça que, antes de qualquer viagem, é fundamental que o carro esteja com a revisão em dia, assim como a documentação e o seguro. Com tudo isso em ordem e depois de escolher o melhor carro para viagem, é só cair na estrada e se divertir.

E você? Costuma viajar com frequência? Então, conte para a gente nos comentários quais são suas dicas!

Texto: Rogério de Moraes/Colaborador