Carros com manutenção barata

Os critérios para a escolha de um carro novo são sempre muito diversificados. Envolvem segurança, beleza, conforto, preço e, claro, economia ao longo de sua utilização. Por isso, conhecer quais são os carros com manutenção barata ajuda na escolha da opção mais vantajosa nesse critério.

Entre as melhores ferramentas para realizar essa pesquisa, destacam-se o Índice de Manutenção Veicular (IMV) e o Índice Car Group. Eles fazem parte do conjunto de índices de avaliação de veículos desenvolvidos pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), um centro de pesquisa que se dedica a avaliar marcas e modelos em diversas categorias.

Veja a seguir mais informações sobre esse assunto e descubra como a Volkswagen se destaca nas avaliações.

Estudo sobre manutenção

Criado em 1994, o Cesvi é o único centro de pesquisa focado em estudos sobre reparação de veículos do Brasil. Também foi o primeiro desenvolvido na América Latina. Parte de seu trabalho é produzir informação em forma de comparativos técnicos, com rankings que auxiliam na análise e nos critérios de escolha do consumidor. Além disso, esses resultados servem como referência para seguradoras, oficinas, imprensa e órgãos governamentais.

Os índices que são divulgados são:

  • Índice de Segurança;
  • Índice de Visibilidade;
  • Índice de Danos em Enchentes;
  • Índice de Furto;
  • Índice de Manutenção Veicular;
  • Índice CarGroup.

Índice Car Group x Índice de Manutenção Veicular

É preciso esclarecer que há uma diferença entre esses dois índices. O Car Group faz um comparativo entre veículos de uma mesma categoria no que diz respeito aos custos de reparo. A partir de danos provocados em laboratório, são avaliados critérios como quantidade de peças danificadas, preço das partes a serem substituídas e tempo de reparo.

Já o IMV se refere ao custo da manutenção periódica, seja as de caráter preventivo (que, obrigatoriamente, precisam ser realizadas seguindo orientação da montadora), seja de caráter preditivo (troca de peças que se desgastam de acordo com a frequência de uso e podem ser trocadas antes mesmo do que recomenda o manual).

+ Leia também: Dicas práticas para economizar combustível

Volkswagen se destaca em carros com manutenção barata

No Índice Car Group divulgado em 2017, a Volkswagen foi a montadora que mais se destacou. Ela liderou cinco das dez categorias premiadas com a melhor avaliação entre os modelos com menor custo de reparo e facilidade de manutenção.

O grande destaque foi o Up!, que obteve nota máxima na categoria hatchback compacto, ficando em primeiro lugar. Foi seguido pelo Cross Up!, na categoria hatchback compacto off-road, que ficou em segundo lugar no geral.

Outros que ficaram bem colocados no ranking foram:

  • Nova Saveiro GVII (4º lugar) – categoria: pick-up compacta cabine simples;
  • Nova Saveiro CD GVII (5º lugar) – categoria: pick-up compacta cabine dupla;
  • SpaceFox (8º lugar) – categoria: SUV compacta.

Esse reconhecimento mostra como os modelos Volkswagen se enquadram entre os carros com manutenção barata. Aliado a outras vantagens da marca, como segurança, conforto, versatilidade, design e preço, fica claro que a montadora se sai bem em muitos dos critérios que pesam na hora de escolher um novo carro.

+ E mais: Volkswagen é a montadora que mais cresceu em vendas no primeiro trimestre

Procure uma de nossas concessionárias e conheça de perto as vantagens dos modelos Volkswagen!

Texto: Rogério de Moraes/Colaborador