Categorias de CNH: você sabe o que pode dirigir com cada uma?

A legislação brasileira de trânsito organiza as categorias de CNH em 5 grupos: A, B, C, D e E. Cada uma delas representa uma autorização para se dirigir determinado tipo de veículo, que vão desde uma motoneta e vão até caminhões tracionados que carregam toneladas de carga.

Você se lembra quais tipos de veículo estão contemplado por cada letra e quais os pré-requisitos para se habilitar em cada uma delas? Hoje nós vamos refrescar sua memória e trazer todas essas informações. Não deixe de conferir!

Categorias de CNH: qual veículo você pode conduzir em cada uma?

Como vínhamos falando, cada categoria de CNH representa uma autorização para se dirigir determinado tipo de veículo. Conheça quais são eles letra por letra:

  • Categoria A: Veículo motorizado de três ou duas rodas, equipado ou não com carro lateral. Exemplos: Ciclomotor, Motocicleta, Motoneta ou Triciclo;
  • Categoria B: Veículos com peso bruto corresponde a no máximo 3500 kg ou cuja lotação não exceda o limite de 8 assentos, excluído o do motorista. Exemplo: Automóvel, camioneta, caminhonete, utilitário;
  • Categoria C: Veículos destinados a transporte de carga e que excedam o limite de 3500 kg de carga. Exemplo: Caminhão;
  • Categoria D: Veículos para transporte de passageiros.  Nesse caso, a lotação pode exceder o limite de 8 passageiros, excluindo o motorista. Exemplo: Ônibus, Micro-ônibus;
  • Categoria E: Todos os veículos mencionados nas categorias B, C e D, com unidade acoplada, seja ela semirreboque, reboque, trailer ou articulada que tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total. Para essa categoria, a lotação também pode exceder. Ex.: Carreta com dois reboques acoplados.
  • Permissão ACC: Veículos de duas ou três rodas cuja potência máxima não exceda 50 cilindradas. Exemplo: Ciclomotores.

Quais os pré-requisitos para a habilitação em cada categoria?

Para cada uma das categorias de CNH, os pré-requisitos para a habilitação são os seguintes:

Categoria A – apresentar idade mínima de 18 anos;

Categoria B – apresentar idade mínima de 18 anos;

Categoria C – ser habilitado na categoria “B” por no mínimo um ano, não cometer nenhuma infração gravíssima ou grave pelo período de 12 meses. Ou, ainda, não incorrer em mais de uma infração média pelo mesmo período;

Categoria D – apresentar idade mínima de 21 anos, ter no mínimo dois anos de habilitação na categoria B ou no mínimo um ano de habilitação na categoria “C”. Ainda é necessário não ter cometido infração grave, gravíssima nos últimos 12 meses ou cometer mais de uma infração média pelo mesmo período.

Categoria E – Apresentar no mínimo um ano de habilitação na categoria “C” e não ter cometido infração grave, gravíssima nos últimos 12 meses ou cometer mais de uma infração média pelo mesmo período.  Ainda é preciso ser aprovado em curso especializado e em um curso de treinamento de prática veicular e em situação de risco, nos termos da normatização do CONTRAN.

O que você achou deste post com todas as informações sobre categorias de CNH? As informações foram úteis? Conseguiu tirar todas as suas dúvidas? Conte para gente nos comentários!