teste Latin NCap
Entenda como são feitos testes de certificação de segurança de carros

Muitos fatores pesam em nossa cabeça na hora de comprar um carro novo. Preço, design, modelo, custo de manutenção são alguns desses fatores. Mas um aspecto que nunca pode ser deixado de lado é o quesito segurança. E para avaliar quais são as melhores opções é importante saber como são realizados os testes de certificação de segurança de carros.

Este é um trabalho científico detalhado. Atualmente, são avaliados centenas de itens, que se dividem entre a segurança de adultos e de crianças, com notas separadas para os dois.

Quer saber como são realizados esses testes e conhecer alguns modelos com nota máxima? Continue lendo este artigo.

Certificando a segurança de carros

Quando se trata de avaliação de segurança de automóveis, a principal entidade responsável pelos testes de veículos chama-se Latin NCap. Trata-se do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe. É uma entidade que se propõe independente e transparente na realização de avaliações e divulgação de resultados de segurança de modelos presentes no mercado.

+ Segurança ativa nos carros da Volkswagen

+ Virtus atinge nota máxima em segurança para adultos e crianças

+ Saiba como funciona a frenagem automática pós-colisão

Para realizar esses testes, são utilizadas metodologias reconhecidas internacionalmente. O resultado é apresentado em forma de estrelas, que vão de zero (pior resultado possível) até cinco (nota máxima).

teste Latin NCap2 seguranca de carros

Os testes na prática

São feitos dois testes básicos: de impacto frontal e de impacto lateral. O resultado desses impactos para o carro e para os passageiros formarão parte da nota de segurança tanto para adultos quanto para crianças.

Para a realização do teste, são utilizados bonecos que simulam pessoas e preparados com diversos sensores. São dois bonecos que simulam adultos no banco da frente e dois bonecos simulando crianças no banco de trás. No caso das crianças, um dos bonecos representa um bebê de 18 meses e o outro uma criança de 3 anos, ambas colocadas em cadeirinhas de retenção.

No teste de impacto frontal, o carro é mecanicamente levado a um choque a 64 km/h contra uma barreira. No teste de impacto lateral, uma barreira se projeta a 50 km/h contra a lateral do veículo.

+ Detector de fadiga nos carros: saiba como funciona

+ Detalhes em vídeos para você se apaixonar pelo Virtus

+ Aprenda a dirigir com segurança na estrada

Pontos extras

Além dos resultados apresentados nos testes de impacto, outros critérios são levados em conta na hora de formar a pontuação final. Entre eles, está a presença de tecnologias que contribuam para a segurança do carro, tais como: sistema eletrônico de estabilidade, aviso de falta de uso de cinto de segurança, freios ABS etc.

seguranca de carros esc-controle-eletronico-estabilidade-golf-variant

Modelos Volkswagen

Comprometida em sempre entregar segurança, tecnologia e performance em seus modelos, a Volkswagen sempre se destacou nos testes da Latin NCap.

Atualmente, Virtus, Golf e Polo alcançam cinco estrelas tanto na proteção para adultos quanto para crianças. Sendo que o Virtus recebeu o selo Latin NCAP Advanced Award. É um reconhecimento de que o modelo conta com tecnologias que reduzem as chances de lesões em pedestres em casos de atropelamento.

Além disso, diversas tecnologias de segurança equipam os modelos da marca. Entre elas, vale destacar:

Toda essa tecnologia, somada aos demais fatores de projeto que são desenvolvidos para tornar s carros mais seguros, ajudam a salvar vidas.

É esse conjunto de itens que fazem a segurança de carros da Volkswagen estar entre as mais reconhecidas e eficazes do mercado. Este é um reconhecimento do qual a empresa se orgulha profundamente e trabalha incansavelmente para aperfeiçoar cada vez mais. É o que garante que os modelos da marca estejam sempre recebendo ótimas notas nas certificações de segurança.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Texto: Rogério de Moraes/Colaborador