Como comprar carros: prepare-se antes de ir à concessionária
Como comprar carros: prepare-se antes de ir à concessionária

Toda aquisição de um carro deve ser bem pensada e planejada, já que será um bem de alto valor e que estará conosco diariamente. Uma das primeiras dúvidas de quem vai começar a pesquisar para comprar carros é: optar por um modelo usado ou zero quilômetro? Para ajudar nesta etapa, preparamos algumas dicas. Confira a seguir!

Comprar carros: qual opção cabe no seu bolso?

O primeiro ponto a se refletir é acerca de sua saúde financeira. Não adianta apenas pensar se o valor da parcela está dentro do seu salário mensal – isso seria um erro tão simples quanto grave. Você deve, antes de tudo, pensar e repensar todos os seus gastos mensais.

Elaborar uma planilha para organizar seus rendimentos é essencial para chegar ao objetivo sem comprometer a qualidade de vida que você alcançou até hoje. Portanto, catalogue todos os seus gastos mensais, começando pelas chamadas despesas fixas. Aluguel ou financiamento do imóvel, contas de água, luz, celular, internet, escola das crianças (caso tenha filhos) e previdência privada entram nessa lista.

Passe para o segundo segmento: o de despesas variáveis. Comer fora, vestuário, lazer (como entradas de shows, assinaturas de serviços de streaming), gastos com viagem, aquela passada diária na padaria depois do trabalho e até a pizza dos finais de semana devem ser levados em conta.

Como comprar carros: prepare-se antes de ir à concessionária

Somadas as duas despesas, verifique qual valor mensal se encaixaria dentro do que sobra ao final do mês. Mas atenção: considere sempre um montante para a poupança e uma “gordura” a mais, para não terminar todo mês no limite.

Não pode faltar nada, é importante que você seja rígido consigo mesmo. Planejamento é a palavra-chave que vai te levar até o seu carro novo.

Novo versus usado: vantagens e desvantagens

Antes de pesquisar modelos, faça uma auto-reflexão e entenda qual é o seu grau de exigência, a sua necessidade e o tamanho do seu orçamento. Eles serão os seus norteadores principais e o ajudarão a manter o foco quando você começar a descobrir as muitas opções que o mercado oferece.

Com isso em vista, compreenda as vantagens e desvantagens entre um carro novo e um usado. Um zero quilômetro com certeza sairá mais caro, mas também te deixará livre de eventuais quebras por desgaste de peças e de alguma manutenção mecânica, pelo menos por um bom tempo.

Já um carro usado, seminovo e em bom estado, claro, pode sair mais barato, mas acabar te dando algumas despesas com manutenção e mais visitas à oficinas, porém, isso não é uma regra, nem para os carros novos e tão pouco para os usados.

+ Carros com manutenção barata

+ Carros para quem tem crianças

+ Como saber se seu carro está consumindo muito combustível

O ideal sempre vai ser adquirir um carro novo, zero quilômetro, pois ele terá a garantia da concessionária e não virá com os vícios do antigo dono. Porém, sabemos que essa alternativa foge da realidade financeira de muita gente.

Seja honesto com você mesmo e não cometa loucuras. Se um carro novo fica muito apertado para as suas finanças, procure uma concessionária séria e busque um seminovo com baixa quilometragem, que nunca tenha sido batido e com certeza você vai encontrar o equilíbrio entre um bom preço e um bom carro.

Também dê preferência para carros que tenham tido um único dono – esse detalhe pode fazer muita diferença.

Considere um consórcio

Muita gente pensa que o consórcio é uma opção apenas para quem ainda não adquiriu o seu primeiro carro e acha que essa é uma forma de investimento apenas para os mais jovens, naturalmente mais descuidados com o dinheiro, e veem no consórcio uma forma de se forçar a pagar por um bem a longo prazo. Não é um pensamento errado, mas também não só por aí.

O consórcio pode sim ser uma alternativa para quem pensa a médio e longo prazo. Geralmente as as parcelas são fixas, baixas e sem taxa de juros. Além do mais, o sonho do carro novo pode ser uma questão de tempo se você for um cara de sorte, já que você pode ser contemplado nos sorteios a qualquer momento. Isso sem falar nos lances.

Se você é uma pessoa bem controlada com os seus gastos e costuma sempre ter um dinheiro sobrando no final do mês, pode se programar para dar um lance e com isso antecipar a aquisição do seu carro novo.

Pense bem: ser contemplado em um consórcio e poder usufruir do seu carro novo pagando uma mensalidade baixa e sem juros é ou não é uma boa alternativa?

O que achou das nossas dicas, já está se planejando para a compra do seu novo carro? Pensou em alguma alternativa que não comentamos? Conte para gente nos comentários.