Ar condicionado do carro - manutenção
Como fazer manutenção do ar condicionado do carro

Já faz um bom tempo que o ar condicionado do carro deixou de ser item de luxo. Hoje ele faz parte da vida da maioria dos proprietários de veículos no Brasil. Por isso, hoje vamos colocar em pauta a manutenção desse equipamento tão importante para o nosso conforto no dia a dia. Para saber como e quando deve ser realizada a manutenção do ar condicionado do carro, continue lendo esse post.

Conforto, segurança e saúde

É curioso que um item que nos proporciona conforto e segurança (sim, segurança, pois com ele ligado podemos andar com os vidros do carro totalmente fechados) possa ser também prejudicial à nossa saúde. Pois é isso que ocorre quando a manutenção do ar condicionado do carro não seja feita de forma periódica e correta.

O aparelho de ar condicionado automotivo aspira uma enorme quantidade de sujeira do ar durante o período em que está ligado. Quando a sua manutenção não é feita corretamente, todos os microorganismos aspirados pelo aparelho vão direto para os pulmões dos ocupantes do veículo. E você não quer isso, não é mesmo!?

Faça a manutenção do ar condicionado do carro a cada 6 meses

Muita gente acha que só a troca do filtro de ar já é o suficiente para manter o ar que circula dentro veículo limpo, mas na verdade não é bem por aí.

O filtro sozinho não é capaz de reter 100% das impurezas do ar. Algumas bactérias e fungos mais resistentes conseguem passar por ele e acabam se alojando nos dutos de ar do veículo. Portanto a higienização completa do sistema de ar condicionado é muito importante.

O recomendado é que a cada 6 meses você faça a troca do filtro do ar-condicionado e a higienização e revisão de todo o sistema. Assim, é possível encontrar possíveis vazamentos e verificar se o compressor está funcionando corretamente.

Siga as dicas abaixo para manter o bom funcionamento do ar condicionado do carro:

Ar condicionado do carro - manutenção

Ligue o ar condicionado pelo menos uma vez por semana

O ar condicionado automotivo, diferente de outros itens, é um equipamento que deve ser usado constantemente. Caso fique muito tempo sem uso, é possível que haja um ressecamento das peças.

Ligue-o pelo menos uma vez por semana e o deixe trabalhar por pelo menos 10 minutos. Isso vai garantir que ele estará pronto para funcionar quando for de fato necessário.

Sempre desligue o ar condicionado antes de desligar o veículo

Desligar o carro com o ar condicionado ligado provoca uma parada brusca do sistema. Isso pode afetar o compressor, prejudicando o desempenho ou mesmo danificando-o por completo. O correto é sempre desligar o ar condicionado antes de desligar o motor do carro.

Ligue o ar-condicionado do carro sempre com os vidros abertos

É importante que o ar condicionado do carro seja ligado sempre com os vidros aberto e rode os primeiros metros. Dessa forma, assim que ligado, as partículas que se alojaram nos dutos de ar podem ser jogadas para fora do veículo sem maiores dificuldades.

Se você liga o ar com os vidros fechados vai acabar aspirando essas partículas nocivas à saúde.

Não se esqueça de fazer a manutenção do ar-condicionado do seu veículo de forma periódica. Faça sempre o bom uso do equipamento usando as dicas que te demos aqui!

Texto: Fabiana Lima/Colaboradora