Cálculo consumo de combustível
Como saber se o seu carro está consumindo muito combustível

Os preços da gasolina nos últimos tempos chegam a valores altíssimos. Dentre inúmeras razões, temos diversos desastres naturais nos EUA, que interferiram na produção e consumo de combustível, alterando também preços no Brasil.

Com cada gota valendo muito, é mais do que importante saber quanto o seu carro consome, e assim tomar as ações necessárias para diminuir gastos. Veja no post de hoje como saber se o seu carro está consumindo muita gasolina.

Passos necessários para calcular o consumo de gasolina do carro

  • Quando parar em um posto, zere o hodômetro parcial e peça para que encham o tanque do carro;
  • Rode pelo menos 200km para fazer a média de consumo;
  • Ao retornar ao posto, anote quantos km foram percorridos e peça novamente o tanque cheio;
  • Verifique na bomba quantos litros entraram no tanque do seu carro.

Dessa forma, teremos o percurso e a quantidade de gasolina gasta.

A fórmula

Média de consumo = Km Rodados / Litros

A média de consumo é obtida dividindo a quantidade de quilômetros rodados no percurso pela quantidade de litros de gasolina consumidos; obtendo a média, podemos calcular qual é a melhor alternativa para combustível. Por exemplo, se um carro roda 360km com 50l, a média de consumo é de 7,2km/l.

Fatores que interferem no cálculo do consumo de gasolina

Existem diversos fatores que podem interferir no cálculo, e, ao mesmo tempo, caso revistos, te ajudar a economizar gasolina! Eliminando esses problemas, é provável que, além de estabelecer uma base mais correta para seu cálculo de gasto de combustível, também seja possível economizar mais gasolina nas viagens de carro.

Calibragem dos pneus

A má calibragem dos pneus pode provocar aumento na força de arrasto; a consequência imediata é o motor fazer mais força para compensar, assim gastando mais combustível. Além da calibragem, vale observar o estado dos pneus. Um auto-serviço simples como esse pode diminuir em até 20% o consumo de gasolina do carro, além de dar mais segurança.

Peso do veículo

De acordo com a física, “força = massa x aceleração”; quanto maior o peso do carro, maior o consumo. Tente sempre manter o carro livre de barro e sem peso desnecessário. Estudos mostram que para cada redução de 100kg, o consumo diminui em até 0.3L/100km para carros. Inclusive carros compactos costumam também estar à frente na categoria de carros mais econômicos!

Ar-condicionado

O ar-condicionado também aumenta em pequenas quantidades o consumo de gasolina, devido ao funcionamento do compressor. Evite usá-lo na hora de fazer os cálculos de consumo de gasolina e use com menor frequência para economizar gasolina.

Tecnologia a serviço do carro

Aplicativos como Fuelio (Android) e Gasolina ou Álcool, Chefia? (Android/iOS) ajudam quem busca um meio mais simples de calcular o consumo de gasolina do carro. Os aplicativos simplificam a matemática, facilitando a vida do usuário.

Importante lembrar que, além da precisão da medida variar entre fabricante e modelo, o estado do carro também pode influenciar na média de consumo. No fim das contas, a matemática acaba sendo a melhor companheira.

Você tem alguma dúvida ou dica para avaliar se o seu carro está consumindo muita gasolina? Comente a seguir!

Texto: Martim Silva/Colaborador