Computador-de-Bordo-com-I-System_destacada
Conheça as vantagens do computador de bordo com I-System

No geral, o computador de bordo é uma ferramenta que repassa continuamente ao motorista informações sobre o consumo de combustível, velocidade média e tempo de viagem. Esses dados são essenciais para ajudar na condução do veículo.

Porém, hoje, o computador de bordo pode ir além. Com ferramentas adicionais, como I-System, ele passa a oferecer diferenciais, como controle de velocidade, ajustes de itens específicos, autonomia de combustível, entre outros.

Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, neste artigo, apresentaremos as principais vantagens de se contar com um computador de bordo e as facilidades do I-System. Boa leitura!

Medição do tempo de viagem

Ao adquirir um carro novo, a maioria dos proprietários se imagina pegando a estrada em uma longa viagem. Com o computador de bordo instalado, esse “sonho” se torna mais tranquilo.

Com o item, é possível medir a duração do tempo de viagem e acompanhar os números instantaneamente. Isso acontece porque o hodômetro do computador de bordo repassa dados sobre a distância percorrida pelo veículo e os quilômetros restantes até chegar ao destino desejado.

Controle de velocidade

No geral, os computadores de bordo atuais apresentam a velocidade média e a velocidade instantânea. Ou seja, a média percorrida de um ponto para outro e a velocidade alcançada no momento da aceleração.

Essa funcionalidade é ótima, pois ajuda o motorista a entender qual o melhor tipo de pilotagem em cada situação. Porém, com um computador de bordo I-System, as facilidades vão além.

Aqui, o motorista consegue controlar a velocidade: instruir o veículo para que ele não ultrapasse um determinado limite. Toda vez que isso acontece, o carro emite um som de aviso.

+ Novo Jetta é sinônimo de conforto e sofisticação

+ O que é paddle shift (ou câmbio borboleta)

+ Active Info Display: o que é o sistema de painel digital da Volkswagen

Acompanhamento de consumo

Um veículo com computador de bordo pode repassar informações detalhadas e essenciais, como os dados sobre consumo instantâneo e consumo médio de combustível.

Consumo instantâneo

Assim como acontece com a velocidade, o computador apresenta dados sobre o combustível utilizado no momento do funcionamento do carro, recebendo atualização em tempo real.

Consumo médio

Os dados apresentados por esta função são bastante úteis para o condutor. Em veículos flex, por exemplo, o consumo médio realiza um comparativo entre o gasto de etanol e o de gasolina.

Além disso, a ferramenta aponta se o combustível de determinado posto está fora do padrão aceitável, mudando bruscamente a média de consumo.

Computador-de-Bordo-com-I-System_destacada

Autonomia do veículo

Essa é com certeza uma das maiores vantagens de se contar com um computador de bordo no carro. A função autonomia informa ao condutor o quanto ainda é possível rodar com o combustível restante no tanque.

Para grandes viagens, esse tipo de informação é crucial. Mas é necessário lembrar que os números podem se alterar de acordo com a dirigibilidade do motorista.

ECO Comfort no computador de bordo

Todo computador de bordo com I-System possui a função ECO Comfort. Se todas as vantagens apresentadas até o momento são importantes, o ECO Comfort oferece uma verdadeira experiência diferenciada para o motorista. Entre os principais benefícios apresentados na ferramenta, estão:

  • dicas para uma condução mais econômica e disciplinada;
  • personalização de itens como vidros elétricos, sinais de iluminação e de alarme;
  • modificação no sistema de som e alertas de manutenção, como necessidade de revisão e trocas de óleo e filtros.

Enfim, não há como negar o quanto um computador de bordo é essencial para um motorista atualmente. Além de todas as comodidades, essa tecnologia traz maior segurança para o condutor e para o trânsito em geral.

Então, não perca tempo, vá agora mesmo a uma concessionária e faça um test drive no Novo up!, Gol ou outros modelos Volkswagen que contam com o I-System.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Texto: Rui Monteiro/Colaborador