Turismo de futebol
Turismo de futebol: destinos para amantes desse esporte

A chegada do maior e mais importante torneio de futebol do mundo sempre mexe com a nossa paixão e curiosidade. Nesta época, mesmo quem não costuma ser muito ligado ao esporte passa a se interessar por ele. E não apenas como torcedor de um time ou da nossa seleção, mas também pela história do futebol e sua importância cultural. Afinal, por ser um esporte tão ligado às paixões nacionais, está repleto de histórias curiosas, fatos marcantes, episódios dramáticos e momentos grandiosos.

Então, porque não aproveitar para conhecer lugares onde essas histórias são contadas até hoje? São localidades próximas o bastante para uma rápida ida de carro a partir de São Paulo.

Por isso, separamos alguns locais do turismo de futebol a serem visitados. São lugares onde a temática futebol está sempre no ar e o peso dos craques e personagens do passado se faz sentir o tempo todo. Aproveite!

Turismo de futebol

Museu do futebol

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Estádio do Pacaembu, foi palco de muitos momentos decisivos do futebol paulista. É nele que está instalado o Museu do Futebol.

Em uma área total de 6.900 m², distribui-se a exposição principal em 15 salas temáticas. Nelas são contadas as histórias de como o futebol chegou ao Brasil e como passou a ser parte da nossa cultura. Sempre de forma interativa e dinâmica.

O museu ainda abriga exposições temáticas temporárias que se aprofundam sobre assuntos específicos, como personagens, clubes, torneios etc. Clique para mais informações.

Estádio do Morumbi

Considerado o maior estádio de futebol particular do país, o Cícero Pompeu de Toledo, conhecido como Estádio do Morumbi, oferece visitas guiadas por suas dependências. Ali é possível conhecer melhor a história do clube, suas conquistas e histórias.

O Morumbi Tour é a chance de conhecer um dos principais monumentos ao futebol, que possui ainda um complexo de bares, lojas, academia, estúdio de música, entre outros. Esse espaço é denominado Morumbi Concept Hall. Clique para mais informações.

Museu Pelé

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, foi considerado o atleta do século 20, além de Rei do Futebol. Essa grandiosidade ainda é pouco para dar conta da importância desse craque para o esporte e para o Brasil.

Na cidade do time no qual se consagrou, o Santos, fica o museu que reúne documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus do acervo pessoal do craque. São 4.134m² recheados de histórias em forma de áudio, vídeo, fotos e textos sobre a trajetória de Pelé. Clique para mais informações.

+ 8 aplicativos de fotografia para deixar suas fotos mais bonitas

+ 14 destinos para você fazer um bate e volta saindo de São Paulo

+ Viagem de carro: como se planejar para por o pé na estrada

Allianz Parque

Totalmente remodelado após a reconstrução, o estádio do Palmeiras hoje se chama Allianz Parque. Amplamente modernizado, além do futebol serve de espaço para shows de grande porte.

Para os amantes do esporte, oferece diversas opções de tours, o que incluem visita guiada pelas dependências, encontro com craques do passado e até mesmo experiências radicais, como descer da cobertura até o gramado de rapel. Clique para mais informações.

Estádio do Maracanã

Poucos lugares no Brasil reúnem tanta mítica futebolística como o Maracanã. Localizado no Rio de Janeiro, foi por muito o maior estádio do mundo. Em seu gramado ocorreu a nunca esquecida final da Copa de 1950, quando fomos derrotados pelo Uruguai, e também a final da Copa de 2014 entre Alemanha e Argentina.

As visitas guiadas revelam os bastidores desse gigante lendário, histórias memoráveis que refletem a importância desse estádio para o futebol brasileiro. Clique para mais informações.

Arena Corinthians

Palco da abertura da Copa do Mundo de 2014 e de outros cinco jogos do torneio, a Arena Corinthians foi cenário de jogos dramáticos. Autodenominada Casa do Povo, o estádio oferece visitas guiadas por suas dependências, onde é possível conhecer mais sobre a história do time.

Dos camarotes ao vestiário, a visita passa pelo hall que reúne fotos e taças e permite uma visão interna da arquitetura arrojada de sua estrutura. Clique para mais informações.

Conhecer a história do nosso futebol é conhecer um pouco a história do país. Dos clubes e times à Seleção Brasileira, esta é uma paixão que sempre fará parte da nossa identidade.

Se gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar nas redes sociais!

Texto: Rogério de Moraes/Colaborador