comprar-primeiro-carro
Comprar o primeiro carro exige cuidados

Sempre que estamos perto da realização de um grande sonho dá aquele frio na barriga e diversas dúvidas começam a aparecer. Para quem está prestes a comprar o primeiro carro não é diferente. Afinal, existem dezenas de opções no mercado e ninguém quer errar logo no primeiro automóvel que poderá chamar de seu.

Realmente, escolher o primeiro carro envolve muitas questões a serem observadas e ponderadas. Claro que o preço é sempre um fator decisivo, mas é preciso considerar muitas outras coisas. Só assim você poderá realizar esse sonho com a segurança e a certeza de estar fazendo o melhor negócio e tomando a melhor decisão.

Para ajudar, selecionamos alguns pontos que devemser avaliados antes de se decidir. Leia a seguir e conheça algumas boas dicas para fazer a escolha certa.

O que avaliar na hora de comprar o primeiro carro

A primeira coisa que se deve ter em mente é que, seja qual for seu orçamento, você deve buscar o modelo que melhor atenda suas necessidades. Isso vale tanto para as necessidades práticas do dia a dia quanto para as questões de gosto e personalidade. Ou seja, você deve levar em consideração o tipo de carro que tem a ver com você, com seu estilo de vida e perfil.

Claro, a grana pode muitas vezes ser um limitador. Mas, por outro lado, o mercado está cheio de opções. Então, o que vale é pesquisar bastante. Vamos às dicas!

comprar-primeiro-carro

Novo ou seminovo?

Embora a preferência quase sempre seja pelo carro 0 km, é preciso considerar que há excelentes opções entre modelos seminovos.

Muitas vezes, a questão se divide entre um carro novo sem nenhum acessório e um seminovo mais equipado. Leve em consideração que hoje existem opções de novos populares com itens básicos bem interessantes.

Por outro lado, você pode encontrar seminovos mais bem equipados dentro do seu orçamento. Lembrando que sempre é possível encontrar seminovos ainda cobertos por garantia de fábrica. Além disso, ao comprar em concessionária, muitos seminovos saem também com garantia e revisão feita.

+ Gol e Voyage: linha 2019 ganha câmbio automático

+ Volkswagen lança linha 2019 de Polo, Virtus, up!, Saveiro e SpaceFox

+ Polo e Virtus agora têm opção 1.6 com câmbio automático

Manutenção

Ainda na questão novo e seminovo, é preciso levar em conta a manutenção. No caso do carro novo, a única manutenção inicial será com as revisões periódicas, lembrando que há também o período da garantia de fábrica. Já um seminovo pode apresentar custos de manutenção em menos tempo. É preciso pesquisar para fazer a melhor escolha.

+ Carro novo: conheça os tipos e suas vantagens

+ Carro automático ou manual? Diferentes câmbios e suas vantagens

+ Como comprar carros: prepare-se antes de ir à concessionária

Seguro

O valor do carro interfere no valor de seguro. Por isso, avalie esse custo a mais que você terá após a compra. Também vale pesquisar com as diversas seguradoras para saber qual será o valor do seguro para determinados modelos antes de se decidir.

trocar-de-carro comprar o primeiro carro

Consumo

Outra questão que impacta bastante seu orçamento é o consumo do modelo. Informe-se sobre quanto o carro consume de combustível para ter uma ideia de quanto vai gastar com esse fator.

No Índice Car Group divulgado em 2017, a Volkswagen foi a montadora que mais se destacou. Ela liderou cinco das dez categorias premiadas com a melhor avaliação entre os modelos com menor custo de reparo e facilidade de manutenção.

O grande destaque foi o Up!, que obteve nota máxima na categoria hatchback compacto, ficando em primeiro lugar. Foi seguido pelo Cross Up!, na categoria hatchback compacto off-road, que ficou em segundo lugar no geral.

+ Carros com manutenção barata

+ Como economizar combustível e fazê-lo durar mais

+ 10 sinais de que está na hora de trocar de carro

Utilização

Avalie de que forma você vai utilizar o carro. Se será usado mais na estrada ou na cidade. Se usará para trabalhar todos os dias ou apenas nos finais de semana. Esses aspectos podem influenciar no modelo mais adequado para o uso que for dado a ele.

Quando chega a hora de comprar o primeiro carro, a decisão é sempre difícil. Mas uma boa pesquisa e algumas visitas a boas concessionárias ajudam e diminuir as dúvidas e, principalmente, a fazer a melhor escolha. A Volkswagen através de sua rede de concessionárias tem sempre as melhores opções esperando por você, vá a uma unidade da Rede VW e fale com um consultor.

Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos em suas redes sociais!

Texto: Rogério de Moraes/Colaborador