8 dicas para fazer viagens longas com crianças

As férias escolares de julho são sempre uma boa oportunidade de planejar alguma atividade em família. Uma opção que pode ser muito divertida e prazerosa é pegar a estrada com os pequenos. Claro que, num primeiro momento, essa possibilidade pode gerar algum receio. Afinal, todos sabemos que fazer viagens longas com crianças no carro pode gerar impaciência e reclamações.

Entretanto, seguindo algumas dicas, é sempre possível fazer uma viagem que seja inesquecível para todos. São conselhos que envolvem segurança, planejamento e entretenimento para que tudo corra com tranquilidade e diversão.

Quer saber como fazer essa viagem com o máximo de prazer? Então continue lendo este artigo.

Dicas para viagens longas com crianças no carro

1. Segurança em primeiro lugar

Antes de qualquer coisa, é muito importante fazer uma revisão completa no carro. É preciso ter certeza de que ele está preparado para encarar a estrada sem surpresas desagradáveis.

2. Transporte de crianças

Nunca é demais reforçar que crianças com menos de 1 ano devem ser transportadas em um bebê conforto, adequadamente fixado nas costas do banco dianteiro. Já crianças de 1 a 4 anos devem utilizar cadeirinha, enquanto as de 4 a 10 anos precisam do assento de elevação no banco traseiro e cinto de segurança.

+ Carros para quem tem crianças

+ Segurança ativa nos carros da Volkswagen

+ Viagem de carro: como se planejar para pôr o pé na estrada

3. Lidando com enjoos

Sabemos que crianças tendem a enjoar em viagens longas. Esse mal-estar pode ser aliviado pela temperatura no interior do veículo, pois o frio costuma amenizar sintomas como esse, ao passo que o calor os potencializa.

Então, vale manter o ar-condicionado em uma temperatura agradável, não muito quente, ou mesmo as janelas abertas. Também não deixe de levar remédios para enjoo indicado pelo pediatra e sacos para náuseas.

4. Aproveite a soneca dos pequenos

Procure planejar os períodos de estrada de forma a coincidir com os horários que as crianças costumam dormir, especialmente as menores. Se você gosta de viajar de madrugada, crie um ambiente propício ao sono dos pequenos, com música tranquila.

5. Programe brincadeiras

Tente manter o clima animado para evitar o tédio das crianças. Além de aparelhos que permitam que vejam filmes, planeje brincadeiras e jogos diversos. Também use a criatividade e sempre interaja nas atividades quando não estiver dirigindo. Jogos de cartas, adivinhações, charadas sempre ajudam.

+ 11 lugares para ir em São Paulo (sem gastar muito)

+ 5 lugares incríveis para passear com crianças nas férias escolares

+ Como transportar cachorro no carro

6. Compartilhe decisões com as crianças

Desde o planejamento para onde viajar, deixe as crianças participarem do processo de decisão. Durante a viagem, estimule que elas escolham algumas paradas ou mesmo um desvio para algo que as interesse ver. Faça com que se sintam parte de tudo e com isso elas serão mais tolerantes com demoras entre paradas, por exemplo.

7. Ambiente aconchegante

Tente deixar o interior do carro o mais aconchegante possível. Instale cortinas nas janelas, deixe que levem alguns dos seus brinquedos favoritos, que possam escolher algumas músicas para o percurso. Se for dirigir à noite, vale até vesti-las com pijama para ajudar no aconchego.

8. Alimentação e hidratação

Não deixe de levar bastante água para a hidratação de todos e lanches leves para o período entre paradas. Planeje o tempo médio entre uma parada e outra para reabastecer os alimentos e tenha certeza de que sejam suficientes até a próxima parada.

Dicas como essas ajudam a manter a tranquilidade e a descontração em viagens longas com crianças. Aposte na diversão e, com certeza, todos terão férias incríveis.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!


Texto: Rogério de Moraes/Colaborador