seguranca-na-estrada-destacada
Aprenda a dirigir com segurança na estrada

Seja para um final de semana ou uma longa vigem de férias ou até mesmo um rápido bate e volta de um dia, pegar a estrada é quase sempre sinônimo de lazer. Não importa se sozinho, a dois ou em família, há sempre algo de prazeroso nisso. Porém, diferentemente do dia a dia na cidade, dirigir com segurança na estrada requer alguns cuidados especiais.

Estradas exigem cuidados redobrados. Por uma série de fatores, a direção nessas circunstâncias apresenta riscos diferentes. Há a questão da velocidade ser maior, de haver um grande tráfego de veículos grandes e da necessidade de reflexos mais ágeis em algumas situações.

Por isso, selecionamos a seguir algumas dicas que vão ajudar você a tomar os devidos cuidados enquanto estiver dirigindo por uma estrada. Veja a seguir.

Planejamento e revisão

Antes de qualquer dica prática, é preciso lembrar de um aspecto fundamental para qualquer viagem: planejamento e revisão.

Para evitar imprevistos, é muito importante que se planeje com antecedência vários aspectos como rota, paradas para alimentação, para descanso e para abastecimento. Quanto mais longa for a viagem, mais importante se torna esse planejamento.

O mesmo vale para a revisão antes de viajar. É preciso checar todos os itens de segurança do carro, verificar pneus, nível do óleo, condições dos freios entre outros. Tudo deve estar funcionando bem.

dirigir-com-seguranca-na-estrada

Dicas para dirigir com segurança na estrada

Uma vez que tudo esteja pronto para pegar a estrada, é o momento de ficar atento a alguns fatores e saber como evitar alguns riscos. Confira!

Ultrapassagem – essa manobra costuma ser responsável pela maior parte dos acidentes em estradas. Por isso, siga sempre a sinalização das placas e a sinalização da pista. Só ultrapasse pela esquerda. Certifique-se de ter visibilidade, potência de motor e tempo hábil para a manobra.

Sob chuva – situações de chuvas aumentam o risco de acidentes. Os freios perdem eficiência e há risco de aquaplanagem. Nessas circunstâncias, acenda os faróis, reduza a velocidade e mantenha uma distância maior do carro à frente. Se a intensidade estiver muito alta, tente sair da estrada, parar em algum lugar seguro e aguardar ela diminuir.

Curvas – sempre reduza um pouco a velocidade antes de entrar na curva. Segure firme o volante, pois dependendo do ângulo haverá uma força contrária.

Acostamento – só deve ser usado em casos de emergência como panes e acidentes. Sempre use o triângulo de sinalização e mantenha o pisca alerta ligado.

Deslocamento de ar – o intenso tráfego de veículos grandes, como ônibus e caminhões, em alta velocidade no sentido contrário pode provocar um forte deslocamento de ar. Isso traz risco de perda de estabilidade em veículos menores. Fique atento e isso, reduza a velocidade, mantenha as mãos firmes no volante.

+ Volkswagen Golf e Golf Variant estão mais potentes e equipados

+ Saiba como funciona a frenagem automática pós-colisão

+ Polo e Virtus agora têm opção 1.6 com câmbio automático

Tecnologias que podem evitar acidentes em estradas

Alguns modelos de carros são equipados com dispositivos eletrônicos que ajudam a evitar acidentes em estradas. Conheça alguns deles.

Controle-Adaptativo-de-Velocidade_seguranca_carros_vw

ACC – Controle Adaptativo de Velocidade

Controla a distância entre seu carro e o carro da frente reduzindo e aumentando a velocidade automaticamente quando necessário. Esse sistema equipa carros como Golf, Golf Variant, Passat, Tiguan Allspace e Touareg.

Detector de Fadiga

Um sistema que reconhece o padrão de direção do motorista e dispara alertas sonoros e visuais quando percebe mudanças bruscas nesse padrão que podem ser interpretadas como fadiga. Alguns carros que dispõem dessa tecnologia são: Polo, Virtus, Golf, Golf Variant, Passat, Tiguan Allspace, Touareg.

esc-controle-eletronico-estabilidade-golf-variant

ESC – Controle Eletrônico de Estabilidade

Evita a perda de estabilidade ao controlar o nível de frenagem em cada roda de acordo com a trajetória do carro e a tração das rodas. Presente em modelos como Polo, Virtus, Saveiro, Golf, Golf Variant, Jetta, Touareg, Amarok, Passat, Tiguan Allspace.

Frenagem-pos-colisao-amarok

Sistema de frenagem automática pós-colisão

Sistema que aciona os freios após um acidente, evitando que o carro siga descontrolado e cause outro acidente logo em seguida. É encontrado em carros como Polo, Virtus, Golf, Golf Variant, Passat, Tiguan Allspace, Jetta.

Ao dispor dessas tecnologias, qualquer viagem se torna mais segura e mais tranquila. Porém, dirigir com segurança ainda é a melhor forma de evitar acidentes e de chegar ao destino sem qualquer contratempo ou imprevisto. Por isso, vale investir em carros com sistemas avançados de segurança e também estar sempre atento à estrada.

Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos em suas redes sociais.

Texto: Rogério de Moraes/Colaborador