estilos de rodas de carros
Entenda os diversos estilos de rodas de carros

Um dos aspectos mais importantes para a aparência de um veículo são os estilos das rodas de carros. Especialmente porque o mercado oferece hoje uma imensa variedade de modelos e tamanhos para quem deseja carros mais personalizados.

No entanto, é preciso conhecer alguns detalhes que ajudam a fazer escolhas certas e, sobretudo, seguras para o seu carro. Entenda como são e como podem ser utilizadas as rodas personalizadas.

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Estilos de rodas de carros

Antes de pensar em trocar as rodas dos carros por outras de tamanho diferente, é preciso lembrar que isso pode afetar o desempenho. Desde estabilidade até o consumo de combustível, passando por eficiência de frenagem, são pontos afetados por essas mudanças. Por isso, o fator segurança tem que sempre ser considerado.

Entre milhares de formas e desenhos, podemos dizer que o primeiro critério na escolha de uma roda é o tamanho do seu aro. Existem muitos tamanhos, mas os principais encontrados atualmente vão do aro 13 ao 18.

Os tamanhos mais comuns são os aros 14 e 15, já que o aro 13 cada vez menos tem sido utilizado.

estilos de rodas de carros

Aro, pneus e medidas

Para ficar claro, é preciso explicar o que é cada componente e como suas medidas se relacionam.

A media do aro de uma roda é a medida da circunferência que fica dentro do pneu. Para cada medida de aro há diversas medidas de pneus e de perfis de pneus. O perfil de um pneu é a medida entre a roda e a parte externa, ou banda de rodagem.

Para que o conjunto caiba dentro do para-lamas de um carro é preciso checar essa combinação. Muitas vezes, se a roda é muito grande, é preciso que se utilize um pneu de perfil mais baixo. É esse conjunto que vai resultar no diâmetro externo.

Por questões de segurança e desempenho, o ideal é que sempre se mantenha o diâmetro externo de acordo com as especificações de fábrica.

Conforto e aderência

É preciso que se tenha claro que para usar rodas de aros maior, será preciso reduzir o perfil do pneu. Isso impacta em duas coisas: conforto e aderência.

Com um perfil mais baixo de pneu há menor absorção das irregularidades do asfalto, o que compromete o conforto, uma vez que o carro tende a trepidar mais. Isso interfere também na dirigibilidade, pois essa trepidação será também transmitida ao volante.

Na questão aderência, um perfil mais baixo muda o desempenho em curvas, pois ele tem menos capacidade de deformação para aderir ao asfalto. Em resumo, isso afeta a estabilidade em curvas.

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Tipo de rodas

Uma vez entendida a questão das medidas, é preciso explicar que as rodas podem ser de diversos materiais. As mais comuns são de aço e de liga leve.

Rodas de aço são mais pesadas e não costumam apresentar um efeito estético muito positivo. Além disso, o fato de serem mais pesadas aumenta levemente o consumo de combustível e a aceleração. Por outro lado, são muito mais baratas e muito mais resistentes a impactos.

Já as rodas de liga leve apresentam uma imensa variedade de modelos, desenhos e formas. Esteticamente, são as melhores opções, além de serem mais leves. Porém, são muito mais caras e apresentam menor resistência a impactos e arranhões.

Na hora de avaliar estilos de rodas de carros e pensar em personalizar o seu veículo, a principal dica é procurar profissionais de qualidade. É a única forma de receber uma orientação segura quanto à melhor opção para o seu carro.

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Texto: Rogério de Moraes/Colaborador