gestão de energia
Fábrica VW Anchieta recebe certificado de gestão de energia

A fábrica Anchieta da Volkswagen, localizada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, recebeu o certificado internacional ISO 50001, referente ao sistema de gestão de energia. A planta, responsável pela produção dos modelos Polo, Virtus e Saveiro, é a primeira da empresa na América Latina a conquistar o certificado, que comprova que a empresa tem um padrão eficiente no uso de energias, o que contribui para a redução do consumo e das emissões de carbono.

A certificação ocorreu junto com a auditoria que aprovou a manutenção da ISO 14001:2015, referente ao sistema de gestão ambiental da fábrica.

No Brasil, a VW é movida a energia elétrica 100% renovável e limpa desde 2016, por adquirir energia apenas de hidrelétricas. A montadora também possui sua própria PCH – Pequena Central Hidrelétrica – localizada no rio Sapucaí, afluente do rio Grande, entre as cidades de São Joaquim da Barra e Guará (SP): a PCH gerou 21% de toda a energia consumida pela empresa no País em 2017.

+ Volkswagen fabrica os carros mais seguros do mercado

+ Saiba como são feitos testes de consumo de combustível e emissão de poluentes

+ Conheça carros com manutenção barata

“Na Volkswagen do Brasil, a eficiência energética é mais do que uma preocupação ambiental, é também uma estratégia de negócio. Trabalhamos para tornar nossos processos cada vez mais sustentáveis, além de tecnológicos, inovadores e seguros. E a conquista da ISO 50001 demonstra o compromisso da VW com o meio ambiente, ao usar energias de forma eficaz”, declarou em nota o vice-presidente de operações da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, António Pires.

“Nos orgulhamos de ter a operação da fábrica Anchieta dentro dos padrões internacionais de gestão de energias, além de alinhada à Política Ambiental e de Energia do Grupo Volkswagen. E as áreas de manutenção têm destaque no consumo eficaz”, complementou o responsável pela fábrica Anchieta, Mário Rodrigues.

Segundo dados da própria VW, a empresa adotou 448 ações voltadas para a economia de energia desde 2012. Neste ano, a Volkswagen reduziu em 10,4% o consumo de energia por veículo produzido na comparação com o resultado de 2017.

Fonte: automotivebusiness.com.br