grupo volkswagen
Conheça as 12 marcas que compõem o grupo Volkswagen

O Grupo Volkswagen é mais do que um grupo que reúne um conjunto de marcas de automóveis. É um grupo que oferece uma variedade de serviços, com sede em Wolfsburg, um dos maiores fabricantes automotivos do mundo e maior fabricante da Europa.

É composto por doze marcas: Volkswagen, Audi, Porsche, SEAT, Skoda, Volkswagen Veículos Comerciais, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Ducati, Scania e MAN. Cada marca tem suas próprias características e opera de forma independente no mercado. A gama de produtos vai de veículos compactos de baixo consumo de combustível a veículos de alto luxo. No segmento de veículos comerciais, a oferta de produtos inclui picapes, ônibus e caminhões.

O Grupo possui 120 fábricas no mundo em 31 países, sendo 20 na Europa e outros 11 em países das Américas, Ásia e África. No mundo, cerca de 625.000 empregados produzem cerca de 43.000 veículos por dia, que são comercializados em 153 países.

O objetivo do Grupo é oferecer produtos atrativos, seguros e amigáveis ao meio ambiente que sejam competitivos nos mercados e que estabeleçam padrões mundiais em seus respectivos segmentos.

História do Grupo

O Grupo Volkswagen, ou simplesmente Volks, traduzido “carro do povo”, é um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, com sede mundial na cidade de Wolfsburg, Alemanha.

A origem da empresa remonta a 1930, na Alemanha, e ao projeto de construção do automóvel que ficaria conhecido na Alemanha como “Käfer”, em Portugal como “Carocha” e nos Estados Unidos e Grã-Bretanha, como “Beetle”. O desejo era de criar um automóvel barato, que qualquer pessoa pudesse comprar por meio de um sistema de poupança voltado para sua aquisição.

O engenheiro encarregado de desenvolver o modelo foi Ferdinand Porsche (1875-1952), apesar de grande parte de seu desenho ter sido inspirado nos carros desenvolvidos por Hans Ledwinka para a empresa Tatra.

Após 1948, a Volkswagen tornou-se um importante elemento simbólico e econômico da recuperação da Alemanha Ocidental. Em 1964, ocorre a aquisição da Audi/Auto-Union pelo grupo Volkswagen. A Audi detinha os conhecimentos tecnológicos sobre tração dianteira e motores refrigerados à água, que a Volkswagen tanto necessitava para produzir um sucessor de seu “tipo 1”. A influência da Audi abriucaminho para uma nova geração de automóveis: Polo, Golf e Passat.

+ Entenda como a Volkswagen escolhe nomes de carros

+ Como são feitos testes de certificação de segurança de carros

+ Conheça a história do Design da Volkswagen no Brasil

Presidentes do Grupo Volkswagen

Ao longo dos anos passaram pela presidência do Grupo Volkswagen nomes como:

  • 1945 – 1948: Ivan Hirst
  • 1948 – 1967: Heinrich Nordhoff
  • 1968 – 1971: Kurt Lotz
  • 1971 – 1975: Rudolf Leiding
  • 1975 – 1982: Toni Schmucker
  • 1982 – 1993: Carl Hahn
  • 1993 – 2002: Ferdinand Piëch
  • 2002 – 2007: Bernd Pischetsrieder
  • 2007 – 2015: Martin Winterkorn
  • 2015 – presente: Mathias Müller

Gostou de saber um pouco mais sobre a história do Grupo Volkswagen? Talvez você também tenha curiosidade em saber de onde vem o cheirinho de carro novo. Clique aqui e descubra.

Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Fonte: www.volkswagenautoeuropa.pt