medidas de carros
Por que você precisa entender as medidas de carros

Ao analisar detalhes, avaliações e referências sobre diferentes modelos de carros, sempre nos deparamos com uma série de descrições técnicas que nem sempre parecem muito claras. Entre elas estão as medidas de carros.

Muitas vezes, não damos muita atenção a esses detalhes. Mas eles também são importantes. Por isso, além da cor, do tipo de motor, dos acessórios de fábrica e acessórios opcionais, dos dispositivos e tecnologias de segurança, vale conhecer também os detalhes das medidas de um veículo na hora de pesquisar.

Para ajudar, trazemos aqui algumas explicações sobre essas informações para que você possa conhecer tudo que diz respeito a seu carro. E também para que possa avaliar melhor na hora de comprar um. Veja a seguir!

Quais são e para que servem as medidas de carros?

medidas de carros

Altura e Ângulo de Aproximação

De acordo com a altura de um veículo, há um limite de ângulo dentro do qual ele pode subir uma rampa ou um desnível sem raspar nenhuma de suas partes dianteiras ou traseiras.

A altura também indica, de forma objetiva, a distância do solo até o teto. Algo importante para avaliar os riscos em entradas de garagens ou passagens muito baixas.

Ângulo de passagem

Este se refere à altura do veículo em relação ao ponto mais próximo do solo na sua parte de baixo. Trata-se de uma referência para que se possa saber qual a altura máxima de objetos sobre os quais se pode passar por cima sem risco de danificar algum componente embaixo do carro. Isso, claro, considerando um terreno plano e os pneus com a calibragem indicada pelo fabricante.

Altura interna

Basicamente, essa informação identifica a distância entre o teto e o assoalho do carro. Porém, ela pode muitas vezes vir com valores variando entre máximo e mínimo. Nessas casos, se refere à variação de altura de assentos reguláveis em altura. E esse é um dado muito importante para o conforto de pessoas de estatura muito elevada.

+ Sedan ou hatch? Diferenças, vantagens e desvantagens

+ Novo Jetta 2019: conheça detalhes dessa máquina da VW

+ Conheça a história do Design da Volkswagen no Brasil

Largura dos assentos

Esta medida é essencial para avaliar o conforto dos ocupantes do veículo. Ela informa as dimensões tantos dos assentos dianteiros quanto dos traseiros.

Largura e comprimento totais

O comprimento é a distância do para-choque dianteiro ao traseiro. Já a largura, mede a distância entre as laterais. Aqui é preciso ficar atento, pois nas especificações da largura não se costuma levar em conta os retrovisores. Portanto, se for para avaliar uma entrada de garagem ou vaga estreita, isso pode fazer a diferença.

Distância entre os eixos

Diferentemente da medida de comprimento do carro, a distância entre os eixos mede a separação entre o centro das rodas. Essa distância pode ter relação com o tamanho do carro, mas não diretamente. Um modelo hatch, com distância entre os eixos maior do que a de um sedan, ainda pode ser menor em comprimento.

Sendo assim, a distância entre os eixos é um referencial para avaliar o espaço interno, ou seja, o compartimento dos passageiros. Esse é um dado técnico muito importante para avaliar o espaço e o conforto dos passageiros.

Como se pode ver, as medidas de carros servem para que se possa avaliar diversos aspectos de suas dimensões e ajudar na escolha do melhor modelo para o seu perfil e suas necessidades.

Gostou de conhecer essas informações? Seus amigos também podem se interessar. Que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais?

Texto: Rogério de Moraes/Colaborador