As melhores cidades para curtir o inverno no Brasil

A chegada do inverno nem sempre agrada num primeiro momento. Brasileiro costuma ser um povo mais solar, que gosta do verão. Porém, talvez até por sua escassez ao longo do ano, o frio também exerce um fascínio sobre nós. É sempre a chance de vestir uma roupa mais elegante, desfrutar uma culinária de inverno e até mesmo fazer uma viagem. Afinal, há muitas cidades para curtir o inverno no Brasil!

Como a maioria dessas cidades ficam na região sul e sudeste, fica mais fácil ir de carro para quem é da região de São Paulo. Algumas podem até ser visitadas em um final de semana, outras merecem alguns dias de férias para serem melhor aproveitadas. O importante mesmo é curtir o clima invernal, a atmosfera europeia e as delícias locais.

Seja para ir a dois, em família ou com amigos, aqui estão cinco sugestões de cidades para desfrutar o frio dessa época do ano.

Cinco cidades para curtir o inverno

Petrópolis, Rio de Janeiro

A famosa cidade serrana fica a apenas 68 km da capital carioca. É cercada por uma paisagem deslumbrante e ótima para passeios ao ar livre, especialmente em seus mirantes.

A cidade possui uma excelente rede hoteleira, ótimos restaurantes e muitas atividades interessantes. Alguns exemplos são o Museu Imperial, o Palácio de Cristal e a Catedral de São Pedro da Alcântara, entre outros.

Campos do Jordão, São Paulo

Quando se fala em destino de inverno, esta cidade já é um clássico paulistano. Seu famoso Festival de Inverno une música clássica com o chame local de sua arquitetura europeia.

Repleta de restaurantes sofisticados e muitas opções de hospedagem, a cidade ainda oferece diversas atividades como passeios, arborismo, bares e trilhas. Ela abriga também a Casa da Xilogravura, um museu que reúne mais de 5 mil obras que utilizam essa técnica.

+ Destinos românticos para ir a dois perto de SP

+ Turismo de futebol: destinos para amantes desse esporte

+ Carros para viagem: detalhes que fazem a diferença

São Bento do Sul, Santa Catarina

Uma cidade extremamente acolhedora situada no norte do estado. Aqui você vai desfrutar do charme de sua arquitetura e se encantar com a beleza natural da região.

Entre as mais famosas atrações da cidade está um imperdível passeio de trem pela Serra do Mar. É a chance de dar um mergulho na história colonial, com boa gastronomia, museus e atividades ao ar livre.

Gonçalves, Minhas Gerais

Um lugar para aproveitar a ótima culinária mineira rodeado por montanhas e lindas paisagens. Gonçalves fica na Serra da Mantiqueira e oferece boa infraestrutura de hospedagem.

Para a diversão, possui diversas trilhas, passeios ecológicos e muito artesanato de artesões locais.

Gramado, Rio Grande do Sul

Provavelmente a mais famosa entre as cidades invernais brasileiras, Gramado faz por merecer sua fama. Cheia de restaurantes e bistrôs charmosos, seu clima e arquitetura atraem quem quer conhecer uma paisagem diferente e aconchegante.

Já as atividades são inúmeras, com fábricas de chocolates, passeios de trem Maria Fumaça, Museu de Cera, Zoológico e muitas outras opções de lazer.

Agora que você conhece algumas das melhores cidades para curtir o inverno no Brasil, é só se programar, caprichar na mala com roupas quentes e pegar a estrada para encarar o frio e a diversão.

Aproveite também e compartilhe esse texto nas redes sociais!

Texto: Rogério Moraes/Colaborador