O que é paddle shift (ou câmbio borboleta)
O que é paddle shift (ou câmbio borboleta)

Quando o assunto é tipos de câmbios, o que imediatamente vem à cabeça são as duas opções mais conhecidas: câmbio manual e câmbio automático. Em ambos, há vantagens e desvantagens, que vão do conforto ao melhor controle da aceleração. No primeiro, você realiza a troca de marchas pisando na embreagem e mudando a alavanca de posição. Já no segundo tipo, as trocas são realizadas automaticamente. É na segunda categoria que se encaixa o paddle shift, também conhecido como câmbio borboleta.

O paddle shift é um tipo de mudança de marchas composto de duas abas localizadas atrás do volante. Por isso ganhou o apelido de “câmbio borboleta”. Uma aba é usada para subir a marcha e a outra para reduzir. A troca acontece ao se acionar as abas com os dedos, puxando-as em direção ao motorista. Esse tipo de mudança de marchas é muito associada aos carros de Fórmula 1. Porém, muitos modelos esportivos já utilizam o paddle shift. Ele também pode ser encontrado em diversas linhas de veículos da Volkswagen.

Quer saber mais sobre o câmbio borboleta e em quais modelos encontrá-lo? Continue lendo este artigo!

Automático, mas ao alcance das mãos

O câmbio borboleta é um acessório que tenta aliar os benefícios de uma transmissão manual com o conforto de uma automática. Geralmente, ele equipa carros que apresentam versões de câmbio que podem ser alternadas entre o totalmente automático e o semiautomático. Assim, sua utilização não demanda um pedal de embreagem.

Carros com câmbio automático são reconhecidos pelo conforto que proporcionam a quem os dirige. Porém, há situações em que o motorista gostaria de ter melhor controle da aceleração, sem depender da mudança automática de marchas.

Por essa razão, foram desenvolvidos ao longo dos anos modelos com câmbios que poderiam alternar entre o automático e o semiautomático. Ou seja, dava ao condutor a opção de ter as marchas ao alcance da mão para mudá-las segundo seu estilo de direção. É exatamente por esse maior controle de aceleração que os carros esportivos e de competição precisam de câmbios como o paddle shift.

O que é paddle shift (ou câmbio borboleta)
O Touareg é um dos veículos da linha Volkswagen que possuem o paddle shift.

As vantagens do paddle shift

Conforto – ter as alavancas de mudança ao lado do volante é um grande conforto, pois permite as mudanças de marcha sem tirar as mãos dele.

Desempenho – com um paddle shift você alia o conforto ao desempenho, podendo controlar melhor a aceleração e a redução de marchas.

Esportividade – para muitos de nós, dirigir é um hobby. Poder fazer isso com um recurso como o câmbio borboleta aumenta o prazer em dirigir. Especialmente pela sensação de esportividade que ele passa.

Modelos Volkswagen com paddle shift

Você poderá encontrar a opção de câmbio borboleta nos seguintes modelos:

Ter a oportunidade de guiar um carro com paddle shift é motivo de grande prazer para muitos motoristas. Ele representa o equilíbrio perfeito entre duas opções de câmbio que garantem o máximo conforto e aquela sensação incrível de “ter o carro nas mãos”. É o melhor de dois mundos em que a sofisticação e a alta tecnologia tornam o ato de dirigir uma grande experiência.

Visite uma concessionária Volkswagen para fazer um best drive com modelo paddle shift. Deixe seus contatos abaixo e a concessionária mais próxima de você entrará em contato para tirar todas as suas dúvidas!

Texto: Rogério de Moraes/Colaborador