Revisão de férias: o que conferir no carro antes de pegar a estrada

Quem tem crianças em fase escolar tende sempre a programar férias junto com o recesso de julho. É uma ótima oportunidade de pegar a estrada e fazer uma viagem de carro em família. Nessa hora, toda atenção é necessária para que nada estrague a diversão de todos, sem falar, claro, na segurança. Por isso, a revisão de férias é tão importante para que todos saiam de casa confiantes de que o carro está 100% preparado para uma boa viagem.

O ideal é que todas as revisões periódicas estejam em dia, o que sempre garante maior segurança e tranquilidade para o proprietário de qualquer carro. Mesmo assim, é sempre bom não deixar de checar uma série de itens que são muito importantes antes de viajar. Isso evita contratempos, imprevistos e garante um ótimo passeio a todos.

Para ajudar nessa revisão, apontamos a seguir alguns itens que deve ser checados antes de pegar a estrada.

Itens de uma boa revisão de férias

Emergência e obrigatórios

Alguns itens são obrigatórios e extremamente importantes para o caso de pequenas emergências, como, por exemplo, um pneu furado. Por isso, a revisão deve começar por eles.

Então, confira sempre o estado e a calibragem do estepe, o funcionamento do macaco hidráulico, a chave de roda, o triângulo, o extintor, o kit de ferramentas e de primeiros socorros.

Pneus

Confira o tempo de uso e o estado de conservação dos pneus. Isso deve incluir o estepe. As rodas também devem ser avaliadas, assim como a cambagem e o alinhamento.

Por fim, não deixe de fazer a calibragem de todos os pneus, respeitando as recomendações do fabricante e levando em consideração o número de ocupantes.

+ Carros para viagem: detalhes que fazem a diferença

+ Carros com manutenção barata

+ Como economizar combustível e fazê-lo durar mais

Suspensão

É preciso sempre estar atento a quaisquer ruídos fora do comum em seu carro. Rangidos frequentes podem indicar problemas na suspensão. Antes de viajar, faça uma checagem nesse item. Lembre-se que problemas de suspensão são graves e de solução demorada, o que pode comprometer toda a viagem.

Sistema elétrico

Realize todos os testes que servem para conferir o funcionamento elétrico do carro. Cheque o acionamento dos faróis, das lanternas, vidros elétricos, ar-condicionado e limpadores de para-brisa.

Sistema de fluidos

Lembre-se que viagens tendem a exigir maior esforço e desgaste do carro. Seja pela distância, seja pelo peso transportado. Nessas situações, o sistema de fluidos deve estar completo e renovado para garantir a segurança de todos.

Não deixe de verificar as condições e a validade dos seguintes itens:

  • Líquido de arrefecimento;
  • Óleo do motor;
  • Óleo da transmissão;
  • Fluido de freio;
  • Fluido de direção hidráulica;
  • Fluido de embreagem;
  • Reservatório de partida.

De modo geral, a condição de durabilidade de outros elementos não podem ficar de fora. Pastilhas de freio, cabo do freio de estacionamento e velas são alguns exemplos.

Ao conferir todos esses itens e ao manter seu carro com a revisão e a manutenção em dia, com certeza sua revisão de férias será mais fácil. Com isso, sua viagem será mais segura e tranquila e a diversão de toda a família não correrá nenhum risco de ser estragada. Depois disso é partir para as férias!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

Texto: Rogério de Moraes/Colaborador