sedan ou hatch
Sedan ou hatch? Diferenças, vantagens e desvantagens

Ao planejar a aquisição de um carro novo, muitas questões passam pela nossa cabeça. Além do preço, que é sempre um fator primordial, há dezenas de outros fatores que precisam ser considerados. Entre eles, uma dúvida muito comum é: sedan ou hatch?

Para tomar a melhor decisão é preciso entender quais as diferenças entre os dois tipos de carros. É certo que ambos têm vantagens e desvantagens em suas características. Porém, o mais importante é saber qual seu perfil de uso, ou seja como pretende utilizar o carro no seu dia a dia. Pois, dependendo disso, o que é desvantagem pode acabar sendo vantagem e vice-versa.

Sendo assim, não existe uma opção melhor que a outra. Tudo vai depender do uso que será dado. Para ajudá-lo a saber qual é a melhor opções para você, vamos explicar neste artigo as características de cada tipo de carro. Leia a seguir!

+ Modelos ideais de carros para diversos tipos de motorista

+ Dicas para comprar um carro para família

+ Volkswagen fabrica os carros mais seguros do mercado

Sedan ou hatch? Qual o carro ideal para você?

Conforto, praticidade, espaço, preço, comodidade, potência, economia. Esses são alguns dos atributos que fazem parte de um ou de outro modelo. Às vezes, dos dois. Descubra qual o carro ideal para você.

sedan ou hatch

Hatch

Os modelos hatch se caracterizam por serem mais compactos. Isso acontece porque são divididos em dois compartimentos: a caixa do motor e o compartimento dos passageiros. Isso faz com que o espaço de porta-malas seja integrado ao dos passageiros, podendo ser acessado por fora ou por dentro, já que os bancos traseiros são rebatíveis.

Por ser mais compacto, apresenta maior funcionalidade no dia a dia, especialmente na cidade. Ao possuir um menor comprimento, se torna mais fácil de estacionar. Também é um modelo mais econômico em relação ao consumo de combustível, tendo, por outro lado, motores de menor potência.

Pelo espaço reduzido, especialmente do porta-malas, pode não ser a melhor opção para quem costuma viajar, especialmente em grupo. Mas atende de forma plenamente satisfatória o uso cotidiano.

De um modo geral, costuma ser considerado um modelo de entrada, com preço mais acessível. Oferece praticidade, economia e custo reduzido de manutenção.

sedan ou hatch

Os modelos hatch podem ainda ser subdivididos em categorias. São elas:

Sedan

A principal característica estrutural do sedan é a divisão em três compartimentos: caixa do motor, compartimento dos passageiros e compartimento do porta-malas.

Assim, diferentemente do hatch, o porta-malas fica separado do interior do carro, podendo ser acessado apenas pelo lado de fora e oferecendo maior espaço para bagagem.

sedan ou hatch

Muitos modelos sedans também possuem maior distância entre os eixos, o que também oferece maior espaço interno e conforto para os ocupantes. O Novo Jetta é um exemplo de sedan que agora oferece maior distância entre eixos.

Também possui um motor mais potente, que garante desempenho em estradas. Essa motorização, claro, pode trazer um consumo maior, mas a relação entre conforto, potência e desempenho pode compensar isso.

Por serem maiores, os sedans podem oferecer dificuldade de manobra para estacionar. Por outro lado, costumam ser equipados com dispositivos que facilitam esse trabalho, como sensores de ré, por exemplo.

Os modelos sedan também podem ser subdivididos nas categorias:

Sedan ou hatch, o importante é adquirir o modelo que melhor atenda a suas necessidades, seu bolso e o seu dia a dia. Opções não faltam!

Que tal agendar um visita e um test drive em uma das unidades da Rede VW? Clique aqui e fale com um consultor!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Texto: Rogério de Moraes/Colaborador