Sensor de fadiga - segurança ativa nos carros Volkswagen
Segurança ativa nos carros da Volkswagen

Quando você pensa em comprar um carro, a primeira coisa que vem à sua mente é o valor do veículo, que deve caber no seu bolso, o design, a potência, o conforto ou a segurança?

Claro que o conjunto de todos esses fatores é importante, mas, certamente, segurança não é a primeira coisa com a qual nos preocupamos. Isso porque, inconscientemente, confiamos nas grandes marcas e montadoras de automóveis, que ao longo da história, vem se preocupando, e muito, não só com design, potência e conforto, mas também com a segurança dos seus clientes.

Por isso, hoje vamos falar sobre alguns itens de segurança que, talvez, você nunca nem tenha ouvido falar, e se ouviu, provavelmente não saberia explicar com exatidão o que significam siglas como ACC, ASR, ESC, EDS, XDS e EBD, por exemplo. Estou certo? Pois se você quer entender um pouco mais sobre esses itens e sobre o que é a segurança ativa e passiva, continue com a leitura deste post.

Alguns dos sistemas de segurança

Detector de fadiga

Sistema que faz uma análise, a partir do momento em que o veículo atinge 65km/h e analisa alguns parâmetros como o comportamento de direção, uso do pedal e aceleração lateral. Se o sistema interpretar que a concentração do motorista está diminuindo, ele manda um aviso visual para painel e um aviso sonoro. Isso sinaliza ao motorista que é hora de parar para um descanso.

ACC (Adaptive Cruise Control)

Permite que o motorista regule a velocidade de modo a manter uma distância segura e adequada do veículo à frente.

ASR (Anti Slip-Regulation)

É um recurso de segurança que funciona como um sistema antibloqueio de frenagem, um auxiliar do conhecido sistema ABS, em carros, caminhões e veículos utilitários esportivos. Serve basicamente para evitar a perda de tração das rodas, seja por um excesso de aceleração, ou por uma frenagem mais brusca.

Sistema de frenagem pós-colisão

Após a primeira colisão, este sistema aciona os freios automaticamente, evitando danos secundários em caso de acidente.

Frenagem pós-colisão - segurança ativa nos carros Volkswagen
A Amarok é um dos veículos Volkswagen que possuem o sistema de frenagem pós-colisão.

ESC (Electronic Stability Control)

Entra em funcionamento quando o sistema identifica uma situação de risco, como quando você entra rápido demais em uma curva ou faz mudanças bruscas e repentinas de direção. Ele age diretamente sobre os freios do veículo diminuindo a potência do motor impedindo que o carro derrape e o motorista perca o controle do carro.

EDS – XDS (Electronic Differential Lock)

Função que integra o sistema ESC (controle eletrônico de estabilidade), desenvolvido para melhorar o comportamento dinâmico do carro. Esse sistema aumenta a agilidade e atua por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos.

EBD (Electronic Brake distribution)

Responsável pela distribuição da força da frenagem para as rodas que estão com maior aderência, aumentando a eficiência dos freios.

Faróis de neblina com luz de conversão estática

Nada mais é do que um sistema que acende o farol de neblina para o lado que o motorista vira o volante ou dá seta.

Sistema Pro Active

Quando o sistema identifica alguma situação de risco iminente, como trafegar por um piso muito escorregadio, por exemplo, ele é acionado automaticamente, apertando os cintos de segurança dianteiros e fechando os vidros para o correto funcionamento dos airbags de cabeça. Caso o teto solar esteja aberto, ele também será fechado por precaução. Isso reduz as consequências de um possível acidente.

Side Assist

Acima de 60 km/h, os sensores do carro monitoram pontos cegos e acendem os LEDs dos retrovisores ao detectarem outro veículo. Eles também piscam caso haja uma mudança de faixa feita em cima da hora, alertando o motorista sobre eventuais perigos.

Side Assist - segurança ativa nos carros Volkswagen
A imagem ilustra como funciona o sistema de Side Assist, presente em veículos Volkswagen como a Touareg.

Segurança ativa e passiva veicular

A segurança ativa e passiva se resume em proteger os pedestres, motoristas e todos os ocupantes de um automóvel. Mas qual é a diferença entre segurança ativa e passiva?

O sistema de segurança ativa foi desenvolvido para evitar acidentes, como, por exemplo, ASR (Anti Slip-Regulation), que auxilia os freios ABS, (Anti-lock Breaking System), item obrigatório nos carros zero quilômetros vendidos no Brasil, já bastante conhecido pelos motoristas. O ASR, em conjunto com o ABS funciona impedindo que as rodas travem e com isso o carro escorregue sobre o asfalto em uma frenagem brusca.

Outro sistema de segurança ativa, menos conhecido, mas igualmente importante, é o ESC (Electronic Stability Control), que é acionado automaticamente caso o sistema identifique que o carro está seguindo uma direção diferente da desejada pelo motorista. O sistema freia uma das rodas para corrigir a direção, se for preciso. Outro exemplo de segurança ativa é o EBD (Electronic Brake distribution), a distribuição eletrônica dos freios, que distribui a força da frenagem para as rodas que estão com maior aderência, o que aumenta significativamente a eficácia dos freios.

Já o sistema de segurança passiva, foi desenvolvido para proteger o motorista e todos os ocupantes do veículo em casos que o acidente é inevitável. Entre os ítens de segurança passiva estão alguns bem conhecidos como os airbags frontais, cinto de segurança de três pontos, apoio para cabeça nos bancos dianteiros e traseiros e, outros não tão conhecidos assim, as válvulas bloqueadoras de combustível e coluna de direção deformável, por exemplo.

Volkswagen e o compromisso com a segurança

Além de desenvolver novas tecnologias, para proporcionar mais conforto e segurança para os seus clientes, a Volkswagen submete todos os seus modelos comercializados no Brasil a rigorosos testes de colisão para atender as mais rigorosas regras de segurança.

Prova disso são as notas atribuídas pela Latin NCAP, que é um programa, muito respeitado, de avaliação de segurança automotiva para a América Latina e o Caribe, ao veículos da Volkswagen. Modelos como o Polo, Polo Sedan, Golf e Golf VIII, receberam nota máxima. Foram cinco estrelas na qualificação de segurança para adultos e crianças. Qualificação essa almejada por muitas montadoras que comercializam seus modelos na América Latina e no Caribe.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o que é segurança ativa e passiva, e sobre os mais modernos sistemas de segurança da Volkswagen? Ficou faltando algum sistema importante que você conhece e que a gente não citou? Compartilha essa informação nos comentários abaixo.

Texto: Fabiana Lima/Colaboradora