10 sinais de que está na hora de trocar de carro
10 sinais de que está na hora de trocar de carro

Algumas pessoas gostam de trocar de carro a cada ano. Outras preferem passar anos com o mesmo modelo para economizar dinheiro. Independente de qual é o seu perfil, a verdade é que uma hora ou outra você terá que fazer a troca de carro. Afinal, eles não duram para sempre, não é mesmo?

Por isso, é importante estar atento aos sinais e reconhecer quando esse momento chegar. Veja abaixo alguns sinais que indicam que está na hora de buscar um carro novo.

1. Você está gastando muito com manutenções

Carros muito antigos costumam apresentar problemas. As peças começam a ficar gastas por causa do tempo de utilização e, a cada momento, é um componente diferente que precisa ser trocado.

Além disso, pode chegar um momento em que fica difícil até de encontrá-las. Em alguns casos, é possível ficar semanas com o carro parado porque o mecânico não encontrou alguma peça. Isso costuma acontecer com veículos que saíram de linha ou receberam uma grande atualização.

+ Leia também: as revisões do carro de acordo com a quilometragem

Faça as contas: se o seu gasto anual com manutenções já está próximo do que você pagaria em parcelas, chegou a hora de passar o seu carro para frente.

2. A garantia do veículo atual terminou

Se o seu carro não conta mais com a garantia de fábrica, que no Brasil varia entre três e cinco anos, esse pode ser um bom momento para fazer a troca de carro. A garantia de fábrica cobre todo e qualquer defeito e/ou desgaste de peças por erros de fabricação e não por desgaste natural.

Portanto, mesmo que o seu carro ainda tenha uma baixa quilometragem pode ser que, financeiramente, seja uma boa aposta trocar de carro para evitar prejuízos maiores num futuro próximo.

3. O seu carro está gastando mais combustível

Se o seu carro consome muito mais combustível do que há alguns anos, ou mesmo quando comparado com carros mais novos, esse é um bom indício de que o momento para a troca de carro chegou.

A tendência é que isso se agrave com o tempo. Ou seja: mais manutenção e prejuízo para o seu bolso.

+ Leia também: Como saber se o seu carro está consumindo muito combustível

4. Seus gastos não estão de acordo com a tabela FIPE

Seu carro tem frequentado bastante a oficina? Então acompanhe a desvalorização do seu veículo junto à tabela FIPE. Se o seu gasto anual com manutenção estiver ultrapassando 10% do valor total do carro na tabela FIPE, é hora de trocar de carro.

Carro novo

5. Você está ganhando mais dinheiro

O carro representa o nosso momento de vida. Por isso, é comum pensar em fazer um upgrade no veículo após uma promoção no emprego ou aumento de salário.

Nessas horas, o indicado é não agir por impulso na compra do carro. Vá com cautela: desenvolva um planejamento pessoal, pesquise alguns modelos e escolha o que mais se adequa ao seu novo estilo de vida – e novo rendimento.

+ Saiba mais: Conheça as diferenças entre as versões dos carros Volkswagen

6. Você economizou muito para isso

Algumas pessoas guardam dinheiro por meses, até anos, pensando no momento em que vão trocar de carro. Vamos combinar que abrir mão de alguns gastos como comer fora, viajar ou comprar roupas costuma ser bem difícil, não é mesmo?

Por isso, se você conseguiu aguentar a tentação e se manteve firme e forte no seu objetivo, significa que a troca do carro foi bem planejada e não uma decisão impulsiva. Isso é um sinal de que você merece um carro novo!

7. Seu carro já passou dos 60.000 km

Nenhum carro foi desenvolvido para durar uma vida inteira – chega um momento que o desgaste natural começa a interferir no bom funcionamento do veículo. Isso costuma acontecer quando o carro está acima dos 60.000 quilômetros. É nesse momento que o automóvel começa a gerar despesas muito mais altas do que uma simples troca de óleo.

Além disso, a forma com que os componentes do carro foram usados e se foram trocados no tempo certo também pode influenciar na vida útil do seu veículo. O seu carro já chegou nessa fase? Pode ser o momento de fazer a troca.

8. O financiamento está pesando no seu bolso

Quando compramos um carro, nunca pensamos que podemos ficar desempregados e ter dificuldades para continuar cumprindo com o compromisso de pagar as parcelas.

Nesses casos, a troca de carro por um modelo mais barato pode ser a solução. Você poderá diminuir o valor das suas parcelas ou até quitá-las dependendo do valor do novo modelo que escolher.

Não está feliz em fazer a troca de carro por um modelo inferior? Calma! Essa situação pode ser passageira. Assim que as coisas melhorarem você poderá fazer um novo investimento.

9. A família aumentou

Esse é sem sombra de dúvidas um dos motivos que mais incentivam as pessoas a trocarem de carro. Depois de casar, ter filhos e formar uma família é importante ter um carro maior e mais confortável.

Afinal, eventualmente, pode ser que você precise levar os amiguinhos do seu filho ou sobrinhos para passear, levar os sogros em uma viagem ou apenas ter mais conforto no dia a dia.

+ Leia também: Dicas de segurança e conforto em carros para quem tem crianças 

10. Surgiu uma boa oportunidade de compra

Um saldão de veículos está para acontecer em sua cidade? Esse pode ser um bom momento para trocar de carro. Vá visitar o feirão, faça as contas, avalie as condições de pagamento e descontos, coloque tudo na ponta do lápis e, se realmente valer a pena, aproveite essa oportunidade. Você também pode preencher o formulário abaixo para descobrir quais são as ofertas mais quentes da Rede VW!

Cada um tem suas próprias razões para trocar de carro, mas em todo e qualquer momento é importante fazer as contas, somar as despesas e escolher a opção que mais encaixa com o seu perfil financeiro e de vida. Estude sobre o modelo que você está pensando em adquirir e avalie se a escolha é a mais acertada para o momento!

Texto: Fabiana Lima/Colaboradora