Viajar de carro na serra - dicas de segurança
4 itens que devem ser revisados antes de viajar de carro na serra

As serras brasileiras são lindas por natureza. Espalhadas por todo o Brasil, viajar de carro na serra é garantia de belas paisagens antes de chegar no destino final. Porém, é importante lembrar que as curvas e aclives acentuados pedem do motorista mais atenção e cuidados com segurança.

A preparação deve começar dias antes. Com alguns cuidados básicos, você vai evita que alguma peça ou componente tenha um desgaste maior do que o esperado. Confira a seguir uma lista do indispensável para viajar de carro na serra com segurança.

Freios e motor: prevenção é o segredo

A regra mais óbvia, mas que muita gente costuma não respeitar: jamais faça uma viagem de carro na serra sem antes fazer uma bela revisão mecânica. Não só na serra, mas qualquer outro tipo de viagem longa.

Quando você dirige o seu carro na serra o motor é bastante exigido durante a subida, portanto verifique os níveis do óleo do motor e da água do radiador.

Outro item básico de extrema importância e que também é bastante exigido nas descidas são os freios. Por isso, não deixe de verificar as pastilhas e o fluido de freio. Você vai precisar deles funcionando perfeitamente.

Além dessas peças, durante a revisão a autorizada do veículo vai te orientar sobre quais são os componentes que precisam ser trocados. Converse com o mecânico e informe que pretende viajar de carro na serra.

+ Veja também: O que é revisado de acordo com a quilometragem do carro

Atenção redobrada com os pneus

Pneus meia vida não são recomendados para viagens de carro na serra. Carecas, então, nem pensar! Rodar com os pneus desgastados prejudica a performance do carro, consome mais combustível e ainda coloca a sua segurança e a de seus passageiros em risco. Portanto, não deixe de verificar as condições dos pneus, incluindo o estepe.

Atenção também para a calibragem pois, durante as viagens longas, a tendência é viajarmos com o carro bem pesado. Por isso, verifique também as instruções de calibragem dos pneus junto ao manual do seu carro.

+ Leia também: Como saber se está na hora de comprar pneus novos

Verifique as palhetas do limpador de para-brisas

Você nunca lembra delas até que chove forte: aquele momento em que você liga o limpador de para-brisas e ao invés de a visibilidade melhorar, piora.

As palhetas estão, sem dúvida, entre os itens de segurança mais esquecidos, porém são de uma importância fundamental. Com a visibilidade prejudicada durante uma forte chuva e com a pista escorregadia, as chances de um acidente aumentam consideravelmente.

Na serra, é comum haver mais umidade e incidência de chuva. Por isso, dê a importância que elas merecem e coloque-as na sua lista de prioridades.

+ Leia também: 10 sinais de que está na hora de trocar de carro

Faróis e lanternas: os principais elementos

Ainda sobre visibilidade, os faróis e lanternas podem ajudar e/ou prejudicar tanto a sua visibilidade quanto a de quem vem em sentido contrário. Leve o seu carro na autorizada ou em sua oficina de confiança para regular a intensidade a inclinação dos faróis.

Nem pensar em viajar com lâmpadas queimadas! Isso não apenas aumenta a chance de acidentes como pode te render uma multa. Lembre-se também de verificar as setas.

Seguindo essas quatro dicas básicas você vai poder apreciar a viagem de carro pela serra e curtir o seu destino final sem nenhum tipo de preocupação. Aproveite!

Texto: Fabiana Lima/Colaboradora