nomes de carros VW
Entenda como a Volkswagen escolhe nomes de carros

O universo dos carros está presente no imaginário popular há muito tempo. A popularização dos automóveis fez com que eles passassem a fazer parte do nosso cotidiano. Do mesmo modo, nomes de carros – ou seja, como os modelos são batizados – entraram para o nosso vocabulário, muitas vezes na forma de um sonho de consumo a ser realizado.

A verdade é que, sejam eles clássicos ou novos, em algum momento esses nomes passam a se tornar absolutamente comuns no nosso dia a dia. Mas será que as pessoas já se perguntaram o que eles significam e de ondem vêm?

No caso da Volkswagen, para cada modelo há um sentido, um motivo para ele receber o nome que recebeu. Por traz de cada nome há uma ideia que se alinha às características do carro, que ressalta suas qualidades ou características.

O nome da montadora, Volkswagen, significa carro do povo. No Brasil, levando esse mote de proximidade com o povo, alguns de carros produzidos no país carregaram nomes bem brasileiros, como Parati e Brasília.

Brasilia- nomes carros VW

Brasília foi adotado em homenagem à Capital Federal, que era símbolo de modernidade e beleza, coerente com o modelo na época. Já Parati, foi o aproveitamento de uma palavra tipicamente brasileira que identifica uma cidade histórica do país, localizada no Estado do Rio de Janeiro, termo adequado a um veículo do tipo perua para passeios e/ou turismo.

Já o nome Fusca tem uma história curiosa. O “V” em alemão tem som de “F”, o que criava a sonorização do nome Volks em Folks. O povo brasileiro, pela simpatia que tinha pelo Volkswagen, carinhosamente rebatizou o veículo para Volks e posteriormente para Fusca, que foi adotado oficialmente pela Volkswagen, a partir de 1983.

Quer saber mais sobre o significado dos nomes dos carros da Volkswagen? Então veja a seguir.

O significado dos nomes de carros da Volkswagen

O modo como um carro é batizado deve refletir sua personalidade e deve trazer alguns valores associados a ele. Aqui estão alguns modelos da Volkswagen e o que seus nomes representam.

Gol – começando com um grande clássico, o carro mais vendido no Brasil há mais de duas décadas. Afinal, a identificação foi imediata. Leva o nome do momento máximo do esporte mais popular do país. Mas também significa objetivo, meta, realização, vitória. A origem vem do inglês goal, que significa objetivo, meta.

Fox – esse nome significa raposa, em inglês. A escolha do animal como referência reflete suas características, como a velocidade e a beleza de seus movimentos ágeis e precisos.

FOX_nomes de carros VW

Golf outro clássico da linha Volks. Seu nome traz a esportividade do Golfe, mas com a elegância e sofisticação de um esporte refinado.

Polo – Da mesma forma que o modelo Golf, Polo é um nome alusivo ao esporte e remete ao requinte desse esporte, voltado para pessoas nobres.

Passat esse é o nome de um tipo de vento que cruza a Europa, no sentido de leste para oeste. O resultado é a ideia de velocidade, mas também de fluidez, reforçada pelas linhas suaves de seu desenho aerodinâmico.

Passat nomes de carros VW

Voyage vem do francês e significa viagem. Ao soar com esta sonoridade e sentido, o nome nos remete não apenas ao prazer de viajar, mas também ao futuro, ao moderno e à conquista de novos horizontes.

Voyage_nomes de carros vw

Golf Variant – há neste nome a junção do novo com o clássico, do esportivo com o espaçoso. Ele condensa a antiga Variant do passado, com seu amplo espaço interno, à esportividade do Golf e suas linhas dinâmicas.

golf-variant nomes de carros vw

Saveiro – o nome se refere a um tipo de embarcação que serve tanto para pesca e lazer quanto para transporte de passageiros. É o que o modelo representa, pois suporta tanto um passeio esportivo quanto o trabalho no transporte de carga.

Saveiro_nomes de carros vw

Amarok – na mitologia do povo Inuit, da nação indígena dos esquimós, Amarok é um lobo gigante da região do ártico. É essa robustez e força o que define esta picape da Volkswagen.

Amarok nomes de carros vw

up! – a escolha desse nome vem da ideia de buscar termoscurtos e fáceis de memorizar. A palavra “Up” em inglês quer dizer “para cima” e reflete o visual moderno e divertido do carro, com toda a segurança e robustez que só a Volkswagen pode oferecer.

novo up nomes de carros vw

Touareg – povo nômade do deserto cujas características são de resistência e versatilidade”, assim como o veículo da Volkswagen.

TOUAREG_nomes de carros vw

Virtus – o nome vem do latim e significa virtude, característica que não falta ao sedã da Volkswagen.

Tiguan – para compor o nome desse veículo, a Volkswagen uniu os nomes de dois animais. A primeirasílaba vem de tigre, que significa força, e a segunda da resistência do réptil iguana.

tiguan-allspace-nomes de carros vw

Muitas coisas podem definir a escolha dos nomes de carros da Volkswagen. Mas algo que não muda é a qualidade, o design e a tecnologia que faz dela uma das melhores marcas de carro do planeta.

Gostou de conhecer a origem dos nomes dos principais carros da Volkswagen? Compartilhe com os amigos em suas redes sociais para que eles também conheçam um pouco sobre a história desses veículos!

Texto: Rogério de Moraes/Colaborador